sábado, 25 de fevereiro de 2012

Privataria Tucana chega à França. FHC treme !E agora,tucanos?


O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu da amiga navegante Marilia Amorim, professora da Universidade de Paris 8, na qualidade de “maître de conferénces”, e autora de livro recém-lançado: “Petit traité de da bêtise contemporaine”- pequeno tratado sobre a imbecilidade contemporânea, editora érès.
Diz ela sobre o Privataria nas terras de FHC:
Participei de um jantar entre pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados de Nantes – http://www.iea-nantes.fr/fr/, após a conferência de uma pesquisadora indiana sobre a corrupção na India.

Comentei então sobre o livro do Amaury Ribeiro Jr, ” A privataria tucana”.
A recepção e o interesse não podiam ter sido melhores. Dois pontos parecem ter sido os que mais interessaram: o fato de se tratar de um caso que demonstra que a corrupção é inerente ao proprio sistema neoliberal , e o fato de ter sido um jornalista que conseguiu documentos, todos oficiais, pela via jurídica, o que permite que o sujeito processado tenha acesso a documentos da parte que o processa.

Como entre os pesquisadores havia juristas, tudo isso lhes pareceu muito interessante. Ao final, um deles me perguntou se o Amaury fala francês ou inglês. Serà que vão querer entrevistá-lo?…

Nenhum comentário: