terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Presidenta destaca investimentos de US$ 220 bi da Petrobras e garante percentual de conteúdo nacional


Presidenta Dilma Rousseff discursa na cerimônia de posse da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Ao participar da posse da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, hoje (13), no Rio de Janeiro (RJ), a presidenta Dilma Rousseff se declarou emocionada e destacou que o Brasil vive um momento histórico, quando a primeira presidenta da República participa da posse da primeira mulher presidenta de uma grande empresa de petróleo no mundo.
Dilma Rousseff destacou o potencial da Petrobras, “orgulho de todos os brasileiros”, e lembrou que a história da empresa se confunde com a história de crescimento do país.
“Todos nós temos certeza de que a Petrobras é uma parte do esforço deste país, talvez uma das partes mais relevantes, de se constituir uma grande nação”, afirmou.
A presidenta frisou a importância do pré-sal e anunciou que, até 2015, a Petrobras vai investir mais de US$ 220 bilhões na exploração e produção de óleo e gás, na petroquímica, no refino, no transporte e na comercialização. Ela enfatizou que todos os investimentos serão orientados pelo compromisso de fortalecer a cadeia produtiva no país e de estimular o desenvolvimento tecnológico do setor, e destacou que o governo não abrirá mão da decisão de garantir percentuais de conteúdo local nas compras da empresa.
“A Petrobras é uma parceira do povo brasileiro e será uma parceira do povo brasileiro na exploração do pré-sal, reserva estratégica de energia e de riqueza, que tivemos a necessária excelência tecnológica para descobrir e temos competência para explorar. Só empresas assim têm poder efetivo e serão perenes no mercado mundial de petróleo, tão assimétrico e tão agressivo.”

Ao se despedir, ela lembrou dos 31 anos de “trabalho incansável” de Graça Foster, empregada de carreira da Petrobras, que conquistou a presidência da empresa “por absoluto merecimento”, e agradeceu a dedicação do ex-presidente José Sérgio Gabrielli, a quem desejou boa sorte nos novos desafios profissionais.
“Diante desses dois brasileiros que representam a capacidade deste país de dirigir, de ter governança, de enfrentar desafios e superá-los, me sinto emocionada”, declarou.
Presidenta Dilma Rousseff recebe cumprimentos de Maria das Graças Foster. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Já Maria das Graças Foster afirmou em seu discurso que sua gestão será de continuidade. Disse, ainda, que se pautará pelo diálogo de prosperidade, sempre com foco na disciplina de capital, no cumprimento das metas e prazos, sem descuido da segurança operacional e ambiental.
“Sinto orgulho de ser a primeira mulher no mundo a comandar uma empresa de petróleo deste porte. É um grande desafio, uma grande responsabilidade, me sinto preparada. Minha gestão será de continuidade. Sabemos para onde vamos, como vamos e quando vamos chegar.”
Ouça abaixo a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff.

Artigos relacionados

Do Blog do Planalto.

Nenhum comentário: