sexta-feira, 17 de abril de 2009

A chance das Américas


Matéria copiada do Blog CIDADANIA.COM, do Eduardo Guimarães, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem sempre este Blog.

Obrigado.

Saraiva


Análise política internacional
A chance das Américas

Atualizado às 19h40m de 17 de abril de 2009

A V Cúpula das Américas se realizará em Trinidad e Tobago de 17 a 19 de abril de 2009. Nessa Cúpula, serão debatidas prosperidade humana, sustentabilidade ambiental e segurança energética por presidentes de países das três Américas (Norte, Sul e Central).
Na véspera do encontro, o presidente americano, Barack Obama, exortou o Brasil a dividir consigo a liderança continental.
O clima político do encontro vem sendo de distensão. O grande temor, porém, são os líderes de países como Venezuela, Bolívia ou Equador, dados a arroubos retóricos.
Por outro lado, Barack Obama vem se movendo com jogo de cintura diante dos olhares feios de um Hugo Chávez ou de um Evo Morales. Sua aproximação com o Brasil tem claras intenções de conseguir um aliado de peso nas discussões, de forma a pegarem leve com ele.
Obama, porém, como Lula, tem tudo para encantar os que estarão reunidos ali valendo-se de sua natural simplicidade, humildade e sinceridade. É um homem de quem se consegue gostar facilmente. Não se colocará diante de Chávez como colonizador e colonizado.
De um encontro de líderes com tais características, só se pode esperar bons resultados.
Como prosperidade humana será um dos temas, como Obama já disse que não terá problemas em discutir o embargo a Cuba, com essa boa vontade esses homens terão a chance de produzir alguma coisa que beneficie a empobrecida América Latina.
É óbvio que Obama também quererá – e terá o direito de querer – conseguir alguma coisa para seu povo. Creio que esse é um pressuposto completamente aceitável e espera-se que Chávez e seus pares de retórica mais incisiva entendam isso.
Uma dupla Lula-Obama – ou Obama-Lula – está entre o que mais a América Latina poderia querer neste momento. Quando há sensatez de lado a lado, tudo é possível. O encontro do próximo fim de semana parece-me bastante promissor.

Nenhum comentário: