sábado, 4 de abril de 2009

DILMA E O TREM DE ALTA VELOCIDADE RIO -SP


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Saraiva


DILMA E O TREM DE ALTA VELOCIDADE RIO -SP
Governo prevê 8 estações para trem-bala entre Rio e SP
Direto de Brasília: O governo federal trabalha com a possibilidade de construção de no mínimo oito estações no trajeto do futuro trem-bala que ligará as cidades de Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo, informaram nesta sexta-feira funcionários da Casa Civil da Presidência da República. O esboço do empreendimento foi entregue pela consultoria inglesa Halcrow Group à equipe técnica do Ministério dos Transportes nesta quinta, e a perspectiva é que consultas públicas a serem realizadas a partir de abril possam aperfeiçoar o projeto. Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Trem de Alta Velocidade (TAV) prevê investimento de US$ 11 bilhões ao longo de um trajeto de 518 km. O cronograma, considerado adequado em fevereiro, encontra problemas, uma vez que a definição do traçado final e a abertura das consultas públicas já deveriam ter sido feitas segundo o Comitê Gestor do PAC. Na versão preliminar apresentada pela Halcrow Group, deverá haver estações de passageiros na Estação da Luz, em São Paulo, e no aeroporto internacional de Guarulhos. Outros dois terminais devem ser construídos em Campinas, sendo que um deles provavelmente no aeroporto de Viracopos, e ainda uma estação em São José dos Campos, interior paulista.A proposta de traçado do TAV no Rio de Janeiro inclui estações no aeroporto internacional do Galeão, no centro da capital fluminense e em uma cidade no sul do Estado. A expectativa do governo é realizar o leilão do empreendimento já no segundo semestre para poder seguir um cronograma até 2014, às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, a data de conclusão da obra. De acordo com auxiliares da Casa Civil, existe ainda a possibilidade de viabilização de estações "sazonais", que seriam ativadas para o transporte da população apenas em épocas de festividades ou feriados específicos. No início do mês a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmou que o governo deverá criar um instituto ferroviário para poder administrar a tecnologia que o Brasil passará a deter com a construção do trem-bala. O instituto funcionaria como uma pequena estatal para a administração da tecnologia de construção de transporte de alta velocidade e para a elaboração do planejamento estratégico do setor, nos moldes de como atua hoje a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) no setor elétrico. A idéia do governo é, ao desenvolver o projeto de US$ 11 bilhões, promover uma licitação internacional e exigir que as empresas interessadas se comprometam com a transferência da tecnologia do trem-bala ao Brasil
Postado por Jussara Seixas às Sábado, Abril 04, 2009 0 comentários Links para esta postagem

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