quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lula manda FMI se calar e diz que Brasil é dono do próprio nariz


Matéria copiada do Blog APOSENTADO INVOCADO, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem sempre este Blog.

Obrigado.
Saraiva

Lula manda FMI se calar e diz que Brasil é dono do próprio nariz
Lula critica projeção de retração do PIB brasileiro pelo FMI.'O Brasil só deu certo quando foi dono do próprio nariz', afirma presidente em discurso na ArgentinaMarina Guimarães, da Agência EstadoBUENOS AIRES - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira, 23, as projeções negativas de crescimento do Brasil, divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). "O Brasil só deu certo quando foi dono do próprio nariz e não aceitou que pessoas de fora dissessem o que tínhamos que fazer", disse Lula, em discurso durante almoço no Palácio San Martín, em Buenos Aires, oferecido pela presidente argentina, Cristina Kirchner. Na quarta-feira, o FMI cortou a projeção para o PIB do Brasil e agora prevê declínio de 1,3% em 2009 ante estimativa de crescimento de 1,8% feita em janeiro deste ano."Se fossem tão fiscalizadores de crises como foram da Argentina e do Brasil, saberíamos da (atual) crise mundial três anos antes. Agora, começam a dizer o quanto o Brasil vai crescer, quanto a Argentina vai crescer. Mas as pessoas já não podem mais tratar a América do Sul como nos anos 1980 e 1990, que qualquer um do Norte dizia o que tínhamos que fazer e qual política fiscal tínhamos que adotar", atacou Lula.No almoço, Lula convocou todos os ministros presentes e a própria anfitriã a pararem de falar em crise. "Temos que falar em pós-crise, porque tenho consciência que os EUA estão em uma situação muito mais complicada e eu tenho a convicção de que a integração Argentina-Brasil é a melhor, maior e eficaz oportunidade de os dois países saírem desta crise", afirmou. "Minha amiga Cristina e meus amigos argentinos, estejam certos, esta crise, a venceremos juntos", acrescentou, sob aplausos dos presentes.Lula disse que seus adversários no Brasil torcem às vezes para que a crise aumente, e mandou um recado: "Eu não tenho medo de crise, porque sou de região pobre, onde se o menino tiver medo, nem nasce". Neste contexto, Lula disse a Cristina que os dois países têm a "oportunidade de fazer tudo aquilo que não pudemos fazer antes, porque tínhamos normas da Basileia, do FMI e do Banco Mundial". Lula referia-se à última cúpula do G-20, em Londres. Segundo ele, o Brasil e a Argentina começaram a ser ouvidos pelos países desenvolvidos.
Postado por APOSENTADO INVOCADO 1 às Quinta-feira, Abril 23, 2009 0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: