terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Modo Serra de governar: Cidades não têm plano de emergência em caso de transbordamento


Também copiado do Blog Festival de Besteiras na Imprensa.

Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva



Posted by augustodafonseca13 under Uncategorized Tags: , , , Leave a Comment

Sistema Cantareira - pronto para fazer um strike nas cidades à jusante
Matéria do G1 (clique aqui), com o título acima, mostra que:
“Cinco dos nove municípios que podem vir a sofrer com enchentes caso as comportas das represas do Sistema Cantareira sejam abertas não têm planos de emergência para retirar as famílias que moram em áreas de várzea.
Consultadas pelo G1, as prefeituras informaram que receberam com surpresa o alerta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Defesa Civil Estadual de que o nível das cinco represas do Sistema Cantareira (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro) está próximos dos seus limites de capacidade e que, caso as chuvas continuem nos próximos dias, elas deixarão de segurar água.”
Esse é o jeito Serra de governar: não toma providência para prevenir e, caso ocorra algum problema – como alagamentos, destruições e mortes (como em São Luiz do Paraitinga e Zona Leste/SP – ele conta com a blindagem das Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros), que dirá que a culpa foi das chuvas (de Deus, portanto) e ainda cobrirá a visita dele aos escombros para anunciar medidas futuras.
Me dei ao trabalho de pegar os dados do Sistema Cantareira, no site da Sabesp, e montei uma planilha que mostra que, em dezembro/09, o índice pluviométrico acumulado foi o dobro da média histórica para o mês e que o acumulado de janeiro/10, até hoje, já atingiu 65% da média história para o mês.
Qualquer governante sério – que trabalhe mais e durma menos – já estaria tratando desse plano de emergência desde o dia 8 de dezembro/09, quando o acumulado atingiu 50% da media histórica.
Todos e todas sabem que, quando a Sabesp tiver que inundar as cidades à jusante do Sistema Cantareira, o Serra colocará a culpa nos Prefeitos por não terem feito planos de emergência, independentemente do Governo Estadual.
Lembrar que a marca do governo FHC foi descentralizar responsabilidades para governos estaduais, prefeituras e para a iniciativa privada. Afinal, tucanos odeiam governar e assumir responsabilidades.

Nenhum comentário: