sábado, 14 de agosto de 2010

Dilma passa Serra e fica a 3 pontos de vencer no 1º turno

Petista cresce 5 pontos e vai a 41%, contra 33% do tucano, mostra Datafolha

Candidata do PT pontua 26% na espontânea, e o do PSDB tem 16%; no 2º turno, a ex-ministra venceria por 49% a 41%

FERNANDO RODRIGUES – FOLHA SP

DE BRASÍLIA

A candidata do PT, Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez na liderança isolada na pesquisa Datafolha para presidente da República. Dilma está com 41% das intenções de voto e abriu uma vantagem de oito pontos sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), que registrou 33% no levantamento.
Marina Silva (PV) tem 10%. Brancos e nulos são 5%. Indecisos, 9%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12.
Quando se consideram apenas os votos válidos (os que são dados aos candidatos), Dilma vai a 47%. Fica a três pontos de uma eventual vitória no primeiro turno. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A disputa se encerra no primeiro turno se um dos concorrentes obtém, pelo menos, 50% mais um dos votos válidos. Nessa conta na qual Dilma aparece com 47%, Serra tem 38%. Marina Silva registra 12%. Os candidatos de partidos pequenos somados vão a 2%.

ESPONTÂNEA
Quando os entrevistados escolhem um nome sem ver a lista de candidatos, Dilma tem 26% contra 21% há 20 dias. Serra ficou com os mesmos 16%. Marina Silva oscilou de 4% para 5%.
Ela venceria também num eventual segundo turno, em que Dilma teria 49%, contra 41% de Serra. Há 20 dias, eles estavam tecnicamente empatados nessa simulação.
A pesquisa Datafolha, encomendada em conjunto pela Folha e pela Rede Globo, ouviu 10.856 pessoas em todo o país. Esta é a primeira vez que Dilma surge à frente, fora da margem de erro.
Há 20 dias, na última pesquisa Datafolha, Dilma havia registrado 36% e estava empatada tecnicamente com Serra, que pontuara 37%.
A alta da petista ocorreu no final do período em que os candidatos tiveram maior exposição na TV, com o debate da Bandeirantes e as entrevistas ao “Jornal Nacional”, da Rede Globo. Ocorre às vésperas do início da propaganda eleitoral, na terça-feira.
A pesquisa Datafolha teve cerca de 50% das suas entrevistas realizadas anteontem, quinta-feira, quando já era possível medir o efeito das entrevistas que os três principais candidatos ao “JN”. Os percentuais apurados nos dias anteriores não diferem dos de quinta-feira.
Dilma cresceu ou oscilou positivamente em todos os segmentos socioeconômicos, exceto entre os de maior renda. No grupo em que a renda familiar mensal é acima de dez salários mínimos (4% do eleitorado), a petista caiu de 35% para 28%.
Mesmo entre mulheres, grupo no qual o PT e Lula enfrentam dificuldades históricas, ela subiu de 30% para 35%, empatando com Serra.

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , ,

Também do Blog do Favre.

Nenhum comentário: