quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Empate técnico

Ibope: Dilma está 34 pontos à frente de Serra no Ceará

ANNE WARTH - Agência Estado

Pesquisa divulgada pelo Ibope e contratada pela rede de televisão Verdes Mares mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, 34 pontos porcentuais à frente de seu principal adversário, José Serra (PSDB), no Ceará. Dilma recebeu 57% das intenções de voto, contra 23% de Serra e 7% de Marina Silva (PV). Os candidatos Ivan Pinheiro (PCB) e Zé Maria (PSTU) tiveram, cada um, 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não foram citados ou não chegaram a 1%. Do total de eleitores consultados, 7% disseram ainda estar indecisos e 4% declararam voto nulo ou em branco.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Dilma ficou com 42% das intenções de voto dos cearenses, Serra, 11%, e Marina, 3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não concorre às eleições, foi citado por 7% dos eleitores. Neste cenário, 31% dos eleitores responderam estar indecisos e 3% disseram que iriam votar em branco ou anular.

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria Serra com 63% das intenções de voto do Estado, contra 29% do tucano. Os indecisos somaram 4% e 3% declararam que votariam em branco ou nulo. O levantamento, realizado entre os dias 30 de julho e 1.º de agosto, entrevistou 1.204 eleitores no Ceará e tem margem de erro de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo número 21326/2010.

Nenhum comentário: