quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Franklin Martins responde acusações de Serra sobre imprensa

19
Ago
2010

Portal Terra / ABr

“O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, respondeu em nota oficial as declarações feitas pelo candidato José Serra (PSDB), durante evento na Associação Nacional de Jornalistas (ANJ). O candidato tucano acusou o governo federal de usar a máquina pública para cercear a liberdade de imprensa.

Segundo Martins, a declaração de Serra é "grave e descabida, sem qualquer apoio nos fatos". O ministro afirmou que a imprensa brasileira é livre, apura e publica o que deseja. "Jornalistas e veículos de imprensa jamais foram incomodados por qualquer tipo de pressão ou represália".

Na nota, ele disse compreender que "as paixões da campanha eleitoral" são capazes de "toldar julgamentos serenos, mesmo naqueles que tem nervos de aço". Ainda assim, pediu para que excessos fossem evitados. "Ao dizer que o governo federal censura e persegue a imprensa, o candidato Serra não apenas falta com a verdade. Contribui também para arranhar a imagem internacional do Brasil, dando a entender que nossas instituições são frágeis e os valores democráticos, pouco consolidados", finaliza.

Além de Martins, a diretora da EBC Brasil - empresa gestora da TV Brasil -, Tereza Cruvinel, também respondeu em nota as críticas do candidato. Serra disse que a liberdade de imprensa vem sendo ameaçada por uma estratégia que "não deixa de ser alimentada por recursos públicos, como, por exemplo dessa TV Brasil, que não foi feita para ter audiência, mas para criar empregos na área de jornalismo e servir de instrumento de poder para um partido".

Tereza disse estranhar as declarações de Serra por ele ter, recentemente, participado de uma série de entrevistas no canal de televisão, "confirmando a observância dos princípios de isenção, apartidarismo e isonomia na cobertura da campanha e dos candidatos".

Ela acrescentou que a EBC e a TV Brasil "não existem para criar empregos na área de jornalismo, mas para dar cumprimento ao artigo 223 da Constituição (que prevê a complementaridade entre os sistemas privado, estatal e público na radiodifusão)".

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: