quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ministério da Saúde rebate cíticas de José Serra, o mentiroso safado

Ministério da Saúde rebate críticas de Serra ao setor feitas no JN



Agência Estado


BRASÍLIA - O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 12, nota rebatendo as declarações do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, durante entrevista de quarta-feira ao Jornal Nacional. Ex-ministro da Saúde, Serra elegeu a área como um de seus principais alvos nas críticas sobre o governo Lula.

Serra apontou a redução do número de cirurgias eletivas e de mutirões, questão que ele já havia explorado no debate entre presidenciáveis promovido pela Rede Bandeirantes. Ele acrescentou que faltam hospitais nas regiões mais afastadas dos grandes centros. "Enfim, tem um conjunto de coisas, inclusive relacionadas por exemplo com a saúde da mulher", afirmou.


Em nota, o ministério contesta, em seis tópicos, as alegações do candidato. "Não é verdade que houve redução no número de cirurgias eletivas", inicia a nota. Segundo o órgão, o número de procedimentos realizados no âmbito da Política Nacional de Cirurgias Eletivas, criada em 2004, subiu de quatro (catarata, próstata, varizes e retinopatia diabética) para 90. "O número de cirurgias eletivas realizadas passou de 1,5 milhão, em 2002, para 2 milhões, em 2009", afirma.

O ministério rebate com exemplos a alegação de que "a prevenção de doenças ficou para trás". Afirma que o Brasil interrompeu a transmissão do cólera (2005), da rubéola (2009), a transmissão vetorial de Chagas (2006) e eliminou o sarampo (2007). E afirma que realizou as duas maiores campanhas de vacinação do país e do mundo: a de rubéola, em 2008, e a contra a gripe H1N1, neste ano. Por fim, em relação à saúde da mulher, o Ministério da Saúde informa que a gravidez na adolescência caiu 20% entre 2003 e 2009, e o investimento no planejamento familiar aumentou 605%, totalizando R$ 72,2 milhões, em 2009, para a compra de pílulas e outros contraceptivos.
0 comentários

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Nenhum comentário: