domingo, 22 de agosto de 2010

Presidente do DEM faz piada de mau gosto

Nega o que pediu ao STF: o fim do ProUni…

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ) pegou pesado. Chamou Dilma Rousseff de “mentirosa” por ter afirmado que os demos querem acabar com o ProUni. Acusou a candidata de “deturpar” o assunto e negou que seu partido tenha pedido a suspensão do programa na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) a que deu entrada no Supremo Tribunal Federal (STF). Rodrigo alegou que houve apenas um “questionamento técnico”.

A mesma negativa, aliás, apresentada por José Serra (PSDB-DEM-PPS) no debate da Folha/UOL, quando disse que o seu aliado DEM levantou uma “questão de constitucionalidade” sobre o ProUni. O DEM entrou contra o programa, sim, e o nome do processo já diz tudo: Ação Direta de Inconstitucionalidade. Ora se entrou com uma ADIN e ela fosse aceita (no mérito, pelo STF) o ProUni deixava de existir na mesma hora. O governo teria que enviar outra lei ao Congresso Nacional.

Assim, tudo o que o Rodrigo Maia disse é pura enrolação típica dele. Acusado, faz-se de vitima e calunia o adversário. Em outubro de 2004, o DEM e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEM) moveram uma ADIN contra o ProUni, que oferece bolsas de estudos em universidades privadas a estudantes de baixa renda.

Deputado não tem credibilidade

As bolsas são oferecidas a alunos aprovados pelo ENEM cujas famílias ganham até 3 salários mínimos. Por isso o DEM alegou na ADIN que o programa criou uma discriminação entre os cidadãos brasileiros desrespeitando os princípios constitucionais da isonomia e da igualdade.

Mas, o deputado não tem hoje credibilidade nenhuma. Nem campanha para seu candidato a presidente, Serra, ele tem feito. Apesar de seu partido ser o principal aliado do tucano e até ter imposto o vice da chapa, o deputado Índio da Costa (DEM-RJ).

A manifestação do presidente nacional demo confirma, mais uma vez, que com os aliados do DEM que o Serra tem ele não precisa de adversários. O ex-prefeito do Rio César Maia, candidato a senador pela coligação PV-PSDB-DEM-PPS (a de Serra, no Rio) dedica-se a criticar o programa de TV da propaganda eleitoral serrista; o deputaqdo Rodrigo Maia a dizer absurdos como este, que eles não são contra o ProUni. Então entraram com a ADIN para quê? Isso é uma piada de mau gosto.
Por José Dieceu
Foto: MEC

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: