sábado, 21 de agosto de 2010

PSDB-MG reduz espaço de Serra na TV

Candidato a presidente faz apenas aparição-relâmpago no programa de aliado que disputa o governo mineiro

Cúpula do partido pede que aliados nos Estados passem a exibir mais o presidenciável tucano; Gabeira põe depoimento

PAULO PEIXOTO
RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, perdeu espaço no programa eleitoral do candidato do partido ao governo de Minas, Antonio Anastasia. A mudança ocorreu mesmo depois de a cúpula tucana ter pedido aos aliados para que aumentassem a exposição de Serra nos programas regionais.
Na última quarta-feira, Serra não teve o nome citado ou fez apenas aparições discretas nos programas dos candidatos a governador coligados a sua candidatura.
Houve poucas exceções, como Beto Richa (PSDB-PR), que exibiu um depoimento de Serra no programa noturno. Em Minas Gerais, a imagem de Serra apareceu quatro vezes, rapidamente, no programa de Anastasia. Seu nome não foi citado.
Ontem foi ainda pior. No programa da tarde, o presidenciável só apareceu uma vez, de relance. No programa da noite, a imagem dele apareceu uma vez mais.
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, havia telefonado a aliados para pedir que Serra fosse inserido nas propagandas regionais.
O pedido não surtiu efeito ao menos nos programas de Yeda Crusius (PSDB-RS), Paulo Souto (DEM-BA), Marcos Cals (PSDB-CE), Joaquim Roriz (PSC-DF) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN), nos quais Serra não foi citado.

GABEIRA
No Rio, no entanto, Serra apareceu ontem no programa eleitoral pedindo votos a Fernando Gabeira (PV), que disputa o governo coligado com o PSDB, DEM e PPS.
No programa de quarta, Serra não havia aparecido.
Em Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB) apareceu ontem em seu programa abraçando Serra.
A cena é rápida, e o nome do tucano não é mencionado em nenhum momento.
Em MG, o candidato ao governo Hélio Costa (PMDB) usa estratégia semelhante à adotada por Serra na TV.
Da mesma forma que Serra recorreu ao prestígio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, colocando a imagem do presidente no seu programa eleitoral, Costa recorre à popularidade do ex-governador tucano Aécio Neves.

“HELÉCIO”
Em dois dias de programa na TV, Aécio -que apoia a candidatura do também tucano Anastasia, adversário de Costa- foi citado 14 vezes pelo peemedebista.
Costa não chega a mostrar a imagem de Aécio, mas defende “continuar as coisas boas que Aécio fez”.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: