sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Crianças tomam conta de comício em Foz do Iguaçu

Crianças tomam conta de comício em Foz do Iguaçu

FOTO: Roberto Stuckert Filho

02.09.2010

A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, foi recebida calorosamente hoje em Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, para mais um comício. Diferentemente dos demais atos políticos da campanha, o de hoje estava cheio de famílias e crianças nas primeiras filas para ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma.

Mães, pais, avós levaram filhos e netos para a festa cívica na Praça da Bíblia. Foi o caso de Eleni Frederico Welmann, mãe de Erick Kaua Reis, de apenas oito meses. “Eu vim para conhecer as propostas deles. Estou morando aqui há pouco tempo e tenho que decidir em quem votar”, comentou.

Mais decidida sobre os rumos que o Brasil deve seguir estava a avó Maria Inês Soares, 50 anos. Com o netinho de um ano nos braços, ela se lembrou de quando tinha cerca de 20 anos e saiu de Foz para São Bernardo do Campo para ver um discurso de Lula.

“Eu fui até lá para ver ele discursar. Eu não sou envolvida na política. Sonhei que ele seria presidente, mas nunca imaginei que aconteceria. O povo tem muito preconceito. Agora, com certeza a Dilma será a primeira mulher presidente para dar continuidade ao governo do Lula”, disse com o neto Francisco Ramirez no colo. “Eu estou feliz porque vai ter um país melhor para ele”, acrescentou.

Meninos e meninas também mobilizaram os pais para ouvir os discursos de Dilma, Lula e dos candidatos ao Senado no estado, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), e o concorrente ao governo paranaense Osmar Dias (PDT).

“Eu queria conhecer o Lula”. Por quê? “Porque ele é legal”, justificou de forma simples Rodrigo Lucas Bastistella, de 9 anos, que pediu ao pai Altair para assistir ao comício e conhecer Lula. Altair é proprietário de uma mercearia em Foz do Iguaçu e disse que as vendas melhoraram nos últimos anos e que votará em Dilma “para dar continuidade” aos avanços de Lula.

Beatriz Alves Santos Silva, fundadora do PT em Ponta Grossa na década de1970, também levou a filha para o comício. “Eu queria ver o Lula”, argumentou Gabriela Alves Santos Silva, de 8 anos.

Compromissos

Para essas famílias, Dilma assumiu compromissos. Ela disse que trabalhará dia e noite para melhorar o ambiente econômico para o cooperativismo, que é muito forte no Paraná.

“O Paraná tem um setor que é muito importante, o cooperativismo. As cooperativas de pequenos e médios produtores rurais. Temos aqui um homem que sempre lutou pelo cooperativismo [Osmar Dias], ele é exemplo para o Brasil. Assumo o compromisso com o cooperativismo do Paraná e do Brasil, com crédito e outras necessidades”, discursou.

O outro compromisso assumido pela candidata é o combate firme ao tráfico de drogas. “Sobretudo contra essa praga moderna que é o crack”, afirmou. Nessa área, a candidata disse que atuará com campanhas de prevenção, estruturas para tratamento dos viciados e força policial para reprimir as ações criminosas na fronteira.

Baixo nível da oposição

O presidente animou os paranaenses vindos de várias cidades próximas à Foz do Iguaçu e pediu votos para a mulher que ele considera a única capaz de levar adiante seu projeto.

“Tenho consciência que, quando deixar o governo, vou deitar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos. E que deixo alguém no meu lugar tranquilo, porque eu quero que ela cuide do povo, de cada mulher, de cada homem e de cada pessoas mais humilde desse país. Os poderosos podem matar uma ou duas rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera. Chegou a primavera”, discursou.

Lula disse que o grau de confiança em Dilma é total e que “votar nela é a mesma coisa de estar votando em mim”. Ele alertou os eleitores ainda para a prática da oposição de promover o debate de baixo nível na campanha. “Se preparem, porque os nossos adversários vão ficar nervosos, vão baixar o nível na campanha na TV. Os nossos adversários não têm coragem nem de fazer comício.”

Do Blog Presidente DILMA.

Nenhum comentário: