segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pesquisa Ibope diz que Dilma lidera no Maranhão com 75%

Dilma Rousseff, a candidata do PT à presidência da República, ampliou a liderança no Maranhão na segunda pesquisa Ibope encomendada pela TV Mirante para as Eleições 2010. A petista está com 75% das intenções de voto, enquanto José Serra, do PSDB, tem 12% e Marina Silva (PV) 7%.

Os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (PSol), José Maria Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU) e Ruy Pimenta (PCO) tiveram índices inferiores a 1%, enquanto Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) nem chegaram a ser citados pelos eleitores maranhenses.

A diferença entre Dilma e Serra no Maranhão agora é de 63 pontos percentuais. No fim de agosto, o Ibope mostrava Dilma com 73% e o candidato tucano com 13%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

A pesquisa mostra ainda o resultado dos votos válidos, quando são descartados os votos brancos, nulos e os indecisos. Neste caso Dilma aparece com 79%.

Outro levantamento divulgado pelo Ibope foi em relação ao perfil do eleitor que declarou voto à candidata petista de acordo com o nível salarial. Entre quem ganha até um salário mínimo mensal, a candidata foi apontada por 85% dos pesquisados. Já quem tem renda de até dois salários mínimos o índice fica em 77% dos votos válidos e acima de dois salários mínimos a candidata é a preferência de 71% dos votos válidos.

José Serra também tem seus maiores percentuais entre quem ganha menos, ou seja, 14% dos votos válidos entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos e 12% entre os que ganham acima de três mínimos por mês. Já Marina Silva tem 7% dos votos válidos entre quem ganha até um mínimo mensal, 14% entre aqueles que têm renda mensal de até dois salários mínimos e 8% entre quem tem renda superior a dois mínimos.

A mesma pesquisa mostra a candidata ao governo do Maranhão que apóia Dilma, Roseana Sarney (PMDB), com 46% e o candidato que apóia Serra, Jackson Lago (PDT) com 21%.

Encomendada pela TV Mirante, a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro, com 1.204 entrevistados em todo o Estado, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sob o número 34.465/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 30.242/2010.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: