quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Imprensa manipula informação sobre atividade parlamentar

.
A imprensa – ou Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) – faz de tudo para ser mais poderosa do que partidos e instituições públicas.
Vale tudo para desgastar e reduzir a influência das várias esferas de poder: executivo, legislativo e judiciário.
Há muito tempo, as Organizações Serra repetem a cantilena de que os deputados federais e senadores não trabalham, além de serem corruptos e burros!
O importante é desgastar a instituição, de preferência pegando um ou dois casos e generalizando.
A imprensa insiste na besteira de que atividade parlamentar é estar no plenário do Congresso Nacional e votar leis, quando na verdade tem coisas mais importantes que essa atividade, que a imprensa esconde deliberadamente.
E quais são essa atividades mais importantes de um parlamentar?
1. Como ele_a representa uma parcela (deputado_a) ou a maioria do eleitorado no seu estado (senador_a), tem que estar em contato permanente (presencial) com sua base (eleitores ou não), discutindo projetos de lei de sua autoria ou os demais que tramitam no Congresso. Dependendo do tamanho do estado (MG por exemplo, com seus 850 municípios ou Mato Grosso) é uma tarefa estenuante, devido aos longos e perigosos deslocamentos por automóvel ou avião teco-teco (são poucos os parlamentares que têm jatinho ou turbo-hélice).
2. Como representa ….., ele_a tem que estar presente nas emissoras de rádio e TV locais, discutindo projetos de lei de sua autoria ou os demais que tramitam no Congresso. Ou em eventos temáticos, que diz respeito às suas bandeiras de campanha, tanto nos estados como em Brasília.
3. Como representa …, ele_a tem que realizar uma extensa agenda com prefeitos_as, vereadores_as, deputados_as estaduais, governador_a, secretários_as de estado, entre muitos outros representantes das diversas esferas de governo
4. Todo_a deputado_a ou senador_a tem que cumprir a tarefa de relatar projetos de lei, do executivo ou de parlamentar, nas Comissões das quais fazem parte. Esse trabalho nas Comissões, que tem a mesma proporcionalidade do plenário, é mais importante do que as votações em plenário, já que essas só ocorrem após longa tramitação e debate nas várias Comissões.
5. Desculpem, mas tenho que repetir que uma das tarefas mais importantes de um parlamentar é participar ativamente nas Comissões do Congresso. Isso implica, muitas vezes, em inúmeras agendas com setores do Executivo Federal e com os movimentos sociais ou grupos de interesse envolvidos nos diversos projetos de lei em andamento nas Comissões.
6. Todo_a parlamentar tem uma extensa agenda de atendimento ao público, seja no Congresso Nacional, seja no seu escritório em seu estado de origem.
7. Se o_a parlamentar, além disso, tem algum cargo de liderança de bancada ou na mesa da Câmara/Senado, acresce-se, a tudo que eu apontei acima, as diversas atividades decorrentes dessa condição.
Poderia citar outros aspectos da vida do parlamentar, mas ficaria nesses que considero mais importantes.
Se tudo o que escrevi é verdade, é ou não uma grosseira manipulação da imprensa – ou seja, uma sacanagem – passar a idéia de que parlamentares são vagabundos só porque não houve sessão no Congresso, devido ao Carnaval?
***
A seguir, a matéria sacana de hoje do Folha.com:
Congresso ‘enforca’ semana antes de Carnaval e só volta dia 28
O Congresso ficou vazio ontem à tarde depois que a maior parte dos deputados e senadores resolveu antecipar a volta para a casa esticando o feriado de Carnaval.
Diversos congressistas foram vistos no aeroporto, entre eles os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Humberto Costa (PT-PE), e os deputados ACM Neto (DEM-BA) e Paulinho da Força Sindical (PDT-SP). O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), viajou para Portugal.
Hoje já não há sessões para votações na Câmara nem no Senado. E como a previsão é que os plenários retomem as sessões dedicadas para votar projetos só no dia 28, deputados e senadores poderão ficar 13 dias sem atividade no Congresso.
Ontem, apesar do quórum alto nas duas Casas (450 dos 513 deputados e 64 dos 81 senadores), a maioria só registrou presença e foi embora.
*
 
Leave a comment Publicado por em 16 16UTC fevereiro 16UTC 2012 em Uncategorized
 

Nenhum comentário: