quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mocidade Alegre é a campeã do carnaval 2012 em São Paulo

Agremiação do bairro Limão venceu com enredo sobre Jorge Amado; apuração foi marcada por brigas e depredação


Foto: Cadu Coppini Ampliar
A rainha de bateria Aline de Oliveira, que estreou no posto em 2012

Apesar do tumulto durante a apuração, a Mocidade Alegre sagrou-se campeã do carnaval paulistano em 2012. Este é o oitavo título da agremiação no Grupo Especial de São Paulo. O último campeonato tinha sido em 2009.
Mas o resultado tem um gosto amargo, que não condiz com a alegria do carnaval. Quem acompanhou todos os desfiles pode ter saído com a impressão de que São Paulo fez neste ano um dos melhores carnavais de sua história, marcado pelo equilíbrio entre as agremiações. A vitória da Mocidade não pode ser chamada de injusta. Assim como não seria injusto declarar Rosas de Ouro, Vai-Vai, Mancha Verde, Vila Maria (ou seja lá qual pavilhão) como as campeãs da folia na leitura das notas. Afinal, todas tinham condições de garantir o resultado. Porém, o que se viu foi um anúncio feito na calada da noite, com a frieza dos textos legais, quando a festa na quadra da vitoriosa já estava cancelada e os foliões em suas casas.
A leitura das notas foi interrompida quando torcedores e representantes das escolas de samba invadiram o palco da Liga e rasgaram as cédulas de apuração dos jurados. Um carro alegórico que estava na dispersão, inclusive, foi incendiado. "Isso denigre a imagem do carnaval, denigre a imagem da cidade de São Paulo. Eu estou envergonhada", lamentou a presidente da Mocidade, Solange Bichara.

Foto: AE
Representantes das escolas de samba invadiram o palco e rasgaram as cédulas de votação

Foto: Reprodução / TV Globo Ampliar
Um carro alegórico da Pérola Negra foi incendiado na confusão
A vitória da escola foi decretada em reunião pelos dirigentes das agremiações. A decisão foi baseada no artigo 29 do regulamento dos desfiles, no primeiro parágrafo. Segundo o texto, na falta de um julgador, será atribuída a maior nota dada por um jurado do quesito. Com a confusão, duas notas de comissão de frente, o último a ser apurado, foram perdidas. A decisão de manter o resultado da apuração, segundo o presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira, foi votada por sete agremiações, contra cinco contrárias.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL
  1º - Mocidade Alegre (170 pontos)
  2º - Rosas de Ouro (169,8 pontos)
  3º - Vai-Vai (169,6 pontos)
  4º - Mancha Verde (169,5 pontos)
  5º - Unidos de Vila Maria (169,5 pontos)
  6º - Acadêmicos do Tucuruvi (169,4 pontos)
  7º - Tom Maior (169,3 pontos)
  8º - Dragões da Real (169,3 pontos)
  9º - Gaviões da Fiel (169,2 pontos)
10º - X-9 Paulistana (169,1 pontos)
11º - Império da Casa Verde (168,8 pontos)
12º - Águia de Ouro (168,5 pontos)
13º - Pérola Negra (168,1 pontos)
14º - Camisa Verde e Branco (166,2 pontos)
VEJA O DESFILE DA MOCIDADE ALEGRE EM FOTOS

Do Portal do IG.COM.BR

Nenhum comentário: