Estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo paralisaram
suas atividades e ocuparam a reitoria da instituição, na noite desta
terça (13), em protesto contra a nomeação da professora de Letras Anna
Cintra para o cargo de reitora. Ela havia ficado em último lugar na
lista tríplice resultante das eleições diretas realizadas na PUC-SP no
mês de agosto. Os alunos permanecerão em vigília durante a madrugada.
O atual reitor, Dirceu de Mello, foi reeleito pelo voto, mas preterido
pelo cardeal arcebispo de São Paulo Odilo Scherer, grão-chanceler da
instituição. A Fundação São Paulo, ligada à igreja católica, é
mantenedora da universidade.
Em protesto que reuniu mais de 2 mil alunos (de acordo com seus
organizadores), principalmente dos cursos de administração, direito,
economia, jornalismo e serviço social, foi decidida a ocupação da
reitoria e a realização de uma assembleia a fim de redigir uma carta de
reivindicações. Entre elas, a nomeação do primeiro colocado na lista
tríplice. Ou seja, que o resultado dos votos de professores,
funcionários e alunos seja respeitado.
Cadeiras foram retiradas das salas e cartazes colados nas paredes, mas
nada foi danificado durante o protesto que, até o fechamento deste
texto, corria pacificamente. Os estudantes produziram vídeos das
instalações da reitoria e estão fazendo um inventário para atestar que
nada foi destruído.
Em sua carta de reivindicações, os alunos afirmam que “as eleições
diretas e paritárias são uma vitória das árduas lutas dos segmentos que
compõem a universidade desde a ditadura militar, tendo sido a
Pontifícia Universidade Católica pioneira nessa conquista dentre as
universidades do Brasil”. Segundo eles, a primeira eleição direta
também levou uma mulher (Nadir Kfouri) pela primeira vez o cargo de
reitora não apenas da PUC-SP mas de uma universidade católica.
E reclamam da interferência da igreja nos rumos da universidade,
afirmando que a Igreja Católica tem adotado medidas antidemocráticas que
remontam ao regime militar. “O redesenho institucional e a reforma do
estatuto da universidade criaram o Conselho Administrativo (Consad),
órgão deliberativo composto por dois padres secretários da Fundação São
Paulo e o reitor. Esta instância possui a competência de decidir sobre
todas as pautas que versem sobre questões financeiras e
administrativas. Suplanta-se, portanto, a representação da comunidade,
antes materializada no Conselho Universitário (Consun), composto por
funcionários, professores e estudantes.”
Na carta, os estudantes também defendem uma reforma do estatuto da
universidade, “com o objetivo de extinguir as medidas antidemocráticas
que vem nos sendo impostas, as quais são possibilitas pelo Consad e
outros institutos previstos no atual estatuto”. E demandam “o
esclarecimento público do Cardeal sobre as motivações aparentemente
repudiosas que o levaram a escolher a candidata menos votada”.
A comunidade universitária está sendo convocada para uma assembleia na
universidade, às 10h desta quarta, com o objetivo de deliberar sobre os
próximo passos. Há a possibilidade de greve.
Papel – Em um debate entre os reitoráveis organizado pelos
alunos em agosto, os três candidatos, Anna Cintra, Dirceu de Mello e
Francisco Serralvo, aceitaram assinar um termo de compromisso
rejeitando assumir o cargo não fossem o mais votado na lista na eleição.
Professores contrários à indicação da última colocada propuseram uma
audiência pública, na próxima quarta (21), no Tuca, com a presença de
todos os candidatos à reitoria da PUC.
Professores, funcionários e alunos da PUC-SP decretaram greve em
protesto contra a nomeação da professora Anna Cintra para o cargo de
reitora. Ela havia ficado em último lugar na lista tríplice resultante
das eleições diretas realizadas no mês de agosto.
A reitoria chegou a ser ocupada pelos estudantes mas devolvida
simbolicamente ao atual reitor, Dirceu de Mello, reeleito pelo voto, mas
preterido pelo cardeal arcebispo de São Paulo Odilo Scherer,
grão-chanceler da instituição. As assembleias de estudantes vem reunidos
centenas de pessoas e uma audiência pública está marcada para a
próxima semana.
A meu ver, a discussão não é se ele poderia ou não ter escolhido a
última colocada. De acordo com o frio papel das regras escritas por
poucos, sim, poderia.
Da mesma forma que a ex-reitora Nadir Kfouri poderia ter estendido a
mão quando o coronel Erasmo Dias, então secretário de Segurança Pública
de São Paulo, baixou o cacete nos estudantes da PUC, ferindo muitos e
prendendo outros tantos, em setembro de 1977. Poderia. Mas não fez. E
ainda por cima, sob o risco de ser presa, o chamou de assassino.
As decisões difíceis de serem tomadas são exatamente aquelas que afetam
nossa segurança individual ou os interesses do grupo do qual fazemos
parte. Como negar algo para família, amigos e colegas e aceitar o que
pede uma coletividade que não vai te amar por conta de sua escolha?
Amar ao próximo como a si mesmo é fácil. Difícil é encontrar no outro,
no distante, uma pessoa detentora de direitos, que merece ter sua
vontade respeitada e sua dignidade garantida. Mesmo que eu não a
conheça. Mesmo que ela não vá com a minha cara.
Democracia é algo gostoso de ser pronunciado, mas difícil de acatar.
Porque o seu resultado não é, necessariamente, aquilo que esperamos que
seja. Pode não ser o melhor ou mais preparado, na minha opinião, que é
conduzido a um cargo, mas sim aquele que a maioria acredita ter essas
qualidades. A maioria pode estar errada, claro. Mas faz parte do
processo histórico ela perceber isso por conta própria e não ser guiada
por alguns iluminados que acreditam conhecer a História do começo ao
fim. A beleza da democracia está na divisão de responsabilidades,
principalmente as decorrentes do fracasso.
Nesse sentido, falha o grão-chanceler por não deixar que a universidade
continue realizando essa caminhada, sem ser tutelada ou vítima de
intervenção.
Foi por essa democracia que lutou Paulo Evaristo Arns, cardeal
arcebispo de São Paulo entre 1970 e 1998. Um homem de fé, mas também de
ação, que optou por uma defesa incondicional da dignidade humana e das
liberdades individuais, incluindo o direito de escolher e ser
escolhido, de participar e ser ouvido. Foi contra os grandes teatros de
cartas marcadas da ditadura, que emulavam uma democracia inexistente.
De certa forma, a escolha da pessoa que foi preterida pela comunidade
universitária como sua nova líder após o engajamento de milhares de
pessoas em um processo eleitoral gera o mesmo sentimento daqueles
teatros. Nós fomos atores, apenas não sabíamos disso.
Há muito a PUC não pertence apenas à Igreja Católica, mas à população
brasileira. Tornou-se parte de sua história como um local de livre
circulação de ideias e de pessoas, de progressistas a conservadores,
como uma universidade deve ser. Afinal de contas, uma instituição não se
faz através de um ordenamento de cima para baixo, mas pelas
sobreposição diária de ideias e suor, da base ao topo.
Desde que comecei a lecionar Jornalismo na PUC-SP, há pessoas que acham
um absurdo uma universidade católica ter, entre seus quadros, um
professor que defende o direito ao aborto e à eutanásia, o Estado laico,
a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, o Palmeiras, enfim, o
direito a ter direito. São uma minoria, mas uma minoria influente.
Uma das reclamações veio do então bispo emérito de Guarulhos, o
falecido Luiz Bergonzini: “Se a PUC é da Igreja Católica, deve seguir o
Evangelho e a moral cristã. Não pode ter em seu corpo docente
professores contrariando os ensinamentos da Igreja Católica, dentro ou
fora da sala de aula”. Mas não apenas contra mim: “No ato da matrícula,
os alunos assinam o compromisso de obedecer o regimento interno. A
partir daí, eles estão obrigados a cumprir as regras da PUC. Se forem
adeptos do aborto, da eutanásia, da ideologia homossexual, da liberação
das drogas, do comunismo, podem procurar faculdades com essas ideias
para estudar”.
A PUC e sua direção, pelo menos no que diz respeito ao uso que fazemos
de nossa liberdade de expressão, têm adotado um comportamento que se
espera de uma universidade, garantindo o debate, o livre pensamento e a
pluralidade de opiniões – mesmo que em desacordo com o que prega a fé
católica. Os que pedem o silêncio ao invés da troca entre diferentes
continuam não entendendo nada do que está na origem de sua própria
religião, da mesma forma que aqueles que vieram antes deles na
Contra-reforma.
Se fosse adotado o padrão proposto pelo então bispo de Guarulhos, a bem
da verdade é que não sobraria muita gente para lecionar, estudar ou
trabalhar por lá.
Qualquer tentativa de tornar a PUC uma universidade em que o
conhecimento esteja subordinado à fé, como defendem alguns, negando um
diálogo independente entre ciência e religião, levará ao fim melancólico
da ideia de liberdade que mantém os muros da universidade de pé. Da
mesma forma, romper as tradições democráticas que foram forjadas a duras
penas, inclusive com sangue de alunos, professores e funcionários, é
uma afronta não apenas à história da instituição, mas do próprio país.
Os alunos foram os primeiros a parar, nesta terça (13), tão logo
ficaram sabendo da nomeação da última colocada como reitora. Inundaram o
campus da rua Monte Alegre em um mar de gente, como há muito não se
via, dizendo “não” – ideia simples, mas poderosa. Engajaram-se de uma
forma maior que os professores no processo. Com a insatisfação
declarada, a nomeada irá resignar ou o cardeal mudará de ideia? Só Deus
sabe. Contudo, enquanto os mais novos puxarem os mais velhos por lá,
tenho certeza de que a PUC continuará fazendo sentido por muito tempo.
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