quarta-feira, 26 de março de 2008

MÍDIA ELETRÔNICA & "Jornais Gratuitos"

Estive fora viajando por uma semana e nada coloquei em meu blog.
Muitas coisas aconteceram, inclusive a retirada do Conversa Afiada do portal do IG e a debandada de outros Blogs daquele portal, como o Blog do Mino, etc...
Ontem me limitei a ler Carta Capital, os blogs de meus amigos e outros blogs para entender o que efetivamente aconteceu. Então resolvi retirar a página do IG da minha página principal, mesmo porque o Conversa Afiada, Blog do Mino e outros é que me fizeram colocar o IG como tal, sendo a meu ver eles que divulgam o IG e não o contrário. Se eles não perderam nada em não estarem no portal o IG sem dúvida este perdeu muito e não adianta vir de “cara nova” mostrando a sua verdadeira cara, a exemplo do DEM que sempre será PFL, que já tinha a mesma cara e só mudou o nome.
Hoje mandei e-mails para os meus 3 ( três ) grupos, dizendo em resumo, que:
Estava repassando a página principal do Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim, agora com um site e não blog, cujo endereço é : http://www.paulohenriqueamorim.com.br/index.asp .
Para os que lutam como eu contra a mídia golpista e gostam de informações e entrevistas verdadeiras, repassem, façam comentários, coloque a página em favoritos ou até mesmo como sua página principal, acessando outros sites e blogs, alguns deles já nos meus favoritos.
Colocar o Conversa Afiada como página principal por um tempo foi a forma que encontrei de ao mesmo tempo apoiar PHA e boicotar o IG.
Para os que são contra, grande maioria sem saber porque é contra, continuem com o sagrado e democrático direito de continuarem lendo veja, globo (tv e jornaleco), Folha, Estadão e cia, do PIG ( Partido da Imprensa Golpista ) antes que acabe, porque a vendagem é cada dia menor, certo que em pouco tempo vão se tornar "jornais gratuitos", a exemplo do Destak e Metro, que circulam em SP com uma tiragem diária de 150 mil exemplares.
Examinamos em sala de aula vários exemplares de tais jornais, sem conteúdo jornalístico, cujas “manchetes” são pequenas notas que nada informam, tipo marcadores de uma leitura dinâmica de fatos para que quem ler saiba quando muito que o time do São Paulo venceu não sei quem e ponto final. Aliás, Esporte é o que mais se lê, ficando saúde, educação e justiça quase invisível do gráfico feito pela pesquisa.
Vivem as custas da propaganda e dinheiro de outras fontes e não tem qualquer conteúdo jornalístico. Como não tem conteúdo, o público alvo, ou seja, seus leitores, segundo última pesquisa que foi repassada por um conceituado Professor da USP, no Curso de Jornalismo que estou fazendo no NETCCON.ECO.UFRJ é o seguinte: 83% para as classes A e B , ou seja, a "elite branca" paulista: e, 17% para as classes C e D, uma demonstração daquilo que eu já sabia:
A elite branca paulista, mas também a carioca, está cada vez mais burra, desinformada, preguiçosa, não pesquisa e não estuda, dizem gostar da Veja porque acham chique e assistem a globo com suas novelas e BBBs simplesmente por comodismo, falta de cultura, não querendo perder tempo com uma boa informação e notícias verdadeiras.
Lamentavelmente, segundo informado no curso, estes "jornais gratuitos" irão circular também aqui no Rio de Janeiro.

Um comentário:

Vergasta Diária disse...

uma singela contribuição de um da elite branca paulista

interessante artigo que retirei do RA. veja como são intrinsicas as relações entre o seu apoiado PHA e o submundo do PT.

Como eu ja disse anteriormente.

Fica com os seus que eu fico com os meus

Podcast do Diogo: PT X PT
Recomendo o blog de Paulo Henrique Amorim. Ele mesmo: o Bofe de Elite. Quem me acompanha sabe o que eu penso sobre ele. Quem me acompanha sabe que ele me processou duas vezes. Ele até manifestou o desejo de me mandar para a cadeia. Mas essa é minha única virtude como colunista: eu sou impessoal. O que me interessa é o debate político, é o debate cultural, é o debate criminal.

Paulo Henrique Amorim foi despedido do iG. No dia seguinte, passou a disparar pesadamente contra seus antigos empregadores. Ele acusou Caio Tulio Costa, presidente do iG, de proteger José Serra, por causa de um contrato de publicidade de seu irmão, Bob Costa. Ele acusou também Ricardo K., presidente da Brasil Telecom, de acobertar os pagamentos de Daniel Dantas a Marcos Valério. Quem era bom num dia tornou-se ruim no outro, imediatamente depois de parar de pagá-lo.

Um dos casos tratados por Paulo Henrique Amorim refere-se à Alcatel, que teria feito negócios suspeitos com Daniel Dantas. A denúncia foi investigada por um diretor da Telecom Italia, o mesmo que investigou os negócios suspeitos de Daniel Dantas com outra empresa, a Marconi. No ano passado, esse diretor da Telecom Italia declarou em juízo que pagou um milhão de dólares a um parceiro de Paulo Henrique Amorim, Luiz Roberto Demarco. Um leitor atento sugeriu que eu desse uma espiada no registro do blog de Paulo Henrique Amorim. Sabe qual é seu servidor? É a Nexxia, de Luiz Roberto Demarco, que pertence à Nexxy, aquela da lojinha do PT.

Repetindo: eu recomendo o blog de Paulo Henrique Amorim. Mas é preciso saber ler direito. Nos últimos anos, ele se transformou num agente da ala trotskista do PT, cujo mentor é Luiz Gushiken.
Para ouvir a íntegra e ler o texto, clique aqui