quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lula aciona na sexta-feira, Dia do Trabalhador, mecanismo que inicia testes da Petrobras em Tupi, na Bacia de Santos


Matéria copiada do Blog APOSENTADO INVOCADO, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem sempre este Blog.

Obrigado.
Saraiva

Lula aciona na sexta-feira, Dia do Trabalhador, mecanismo que inicia testes da Petrobras em Tupi, na Bacia de Santos

Pré-sal entra em nova fase.Lula aciona na sexta-feira, Dia do Trabalhador, mecanismo que inicia testes da Petrobras em Tupi, na Bacia de SantosPOR LUCIENE BRAGA, RIO DE JANEIRORio - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai acionar sexta-feira, dia 1º de Maio, o mecanismo que abre a exploração do pré-sal e prepara o Brasil para ser um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo. Ao iniciar o teste de longa duração no campo de Tupi, com reserva estimada de 5 bilhões a 8 bilhões de barris, a Petrobras ampliará informações fundamentais ao desenvolvimento definitivo da produção.O pré-sal é uma reserva gigantesca com oito grandes campos: Tupi, Júpiter, Parati, Carioca, Iara, Guará, Bem-Te-Vi e Caramba. A área vai do Espírito Santo até Santa Catarina, com 800 km de extensão e 200 km de largura.Para atingir as camadas pré-sal, entre 5 mil e 7 mil metros de profundidade, a Petrobras desenvolveu nova tecnologia: mais de 2 mil metros de sal foram atravessados. O objetivo é avançar para, em 2017, extrair 1 milhão de barris/dia. Após 2017, a estatal pretende ampliar para 1,8 milhão, dobrando a produção em menos de 10 anos. Hoje, produz 1,9 milhão.Tupi tem reserva similar à de Júpiter: 5 a 8 bilhões. Iara tem de 3 a 4 bilhões. Somando os três, em estimativa pessimista, são 13 bilhões — 1 bi a menos que a reserva atual, de 14 bilhões. O mercado aposta que Carioca seria cinco vezes maior que Tupi: 33 bilhões. A Petrobras não confirma.A solenidade deve reunir a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra, os dois principais pré- candidatos à Presidência da República em 2010. Também estarão presentes os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung. Todos vão viajar por 160 milhas no navio Comandante Maximiano, sob forte esquema de segurança.O QUE É O PRÉ-SAL?Sequência de rochas depositadas há mais de 100 milhões de anos no espaço formado pela separação dos continentes americano e africano, que começou há 150 milhões de anos. Formou-se um grande lago entre os dois continentes, onde foram depositadas as rochas geradoras de petróleo — todos os rios corriam para esse lago e muita matéria orgânica foi depositada. Com o aumento do lago, começou a entrar água do mar dando início ao acúmulo de sal, gerando uma camada de até 2 mil metros de espessura sobre a matéria orgânica, que se transformou em petróleo e gás natural.DETALHES SOBRE A PRODUÇÃO A 7 MIL METROSDESCOBERTA
Em agosto de 2005, foram encontrados os primeiros indícios de petróleo no pré-sal na Bacia de Santos, no campo de Parati.
EVOLUÇÃO
Em julho de 2006 , os técnicos identificaram a reserva de Tupi. Em 2007, novas jazidas foram encontradas na Bacia de Campos, em Caxaréu e Pirambu. Também neste ano, a Petrobras anunciou Carioca. Em seguida, vieram Caramba, Júpiter e Bem-Te-Vi.
QUANTIDADE
Tupi e Júpiter, juntos, podem ter mais que as reservas atuais, de 14 bilhões. Cada um tem reserva estimada de até 8 bilhões de barris. Iara tem até 4 bilhões. Carioca pode chegar a 33 bilhões.PRIMEIRO ÓLEO
O primeiro óleo do pré-sal foi produzido em 2 de setembro de 2008, no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral do Espírito Santo, com o navio-plataforma FPSO Juscelino Kubitschek. A produção fica em lâmina d’água de 1.375 metros, e o poço está a 70 km da costa, com óleo extraído a 4.700 metros de profundidade, atravessando 200 metros de sal. Com o início da produção em Tupi, a Petrobras entra em uma nova fase.
Até 2014, começa a produção em Iara e Guará.
Postado por APOSENTADO INVOCADO 1 às Quarta-feira, Abril 29, 2009 0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: