segunda-feira, 31 de maio de 2010

Israel: novo massacre humanitário?

Por Emir Sader
Os capítulos da história são tão claros, quanto dramáticos. Primeiro os judeus obtêm a aprovação da ONU para a construção do Estado de Israel. Para isso expulsam milhões de palestinos que ocupavam a região. Em seguida, aliados aos EUA, impedem que o mesmo direito, reconhecido igualmente pela ONU, seja estendido aos palestinos, com a construção de um Estado soberano tal qual goza Israel.
Depois, ocupação dos territórios palestinos, militarmente, seguida da instalação de assentamentos com judeus chegados especialmente dos países do leste europeu, recortando os territórios palestinos.
Não contentes com esse esquartejamento dos territórios palestinos, veio a construção de muros que dividem esses territórios, buscando não apenas tornar inviável a vida e a sustentabilidade econômica da Palestina, mas humilhar a população que lá resiste.

Há um ano e meio, o massacre de Gaza. A maior densidade populacional do mundo, cercada e afogada na sua possibilidade de sobrevivência, é atacada de forma brutal pelas tropas israelenses, com as ordens de que “não há inocentes em Gaza”, provocando dezenas de milhares de mortos na população civil, em um dos piores massacres que o mundo conheceu nos últimos tempos.

continue lendo no Carta Maior
Fotos do massacre de 2009, do blog de Virgilio Freire

Mundo condena ataque israelense contra comboio de ajuda humanitária

Jornal do Brasil

RIO - Autoridades de todo o mundo condenaram, com veemência, o ataque militar de Israel contra uma frota que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, na madrugada desta segunda-feira. A ação violenta, que deixou pelo menos 19 mortos, aconteceu na véspera de um encontro em Washington entre o presidente americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, classificou a ação como um "ato desumano do regime sionista". "O ato desumano do regime sionista contra o povo palestino e o fato de impedir que a ajuda humanitária destinada à população chegasse a Gaza não é um sinal de força, e sim de fragilidade deste regime", declarou Ahmadinejad.

"Tudo isto mostra que o fim deste sinistro regime fantoche está mais perto do que nunca", completou.

continue lendo no JB Online

foto pescada no TERRA




Vídeo pescado do Luis Nassif

GUERRILHEIROS VIRTU@IS - ÚLTIMAS PALAVRAS:

“Todo mundo cale a boca”

Nenhum comentário: