sexta-feira, 28 de maio de 2010

Não foi gafe de Serra. Tucanos pensam assim mesmo


Se alguém ainda quiser pensar que o comentário de Serra sobre o governo boliviano ser cúmplice do tráfico de drogas fosse uma gafe, algo que escapou involuntariamente, assim como o braço do Dr. Fantástico que postamos outro dia aqui no tijolaco.com, que pense. Mas as declarações de senadores tucanos em seu socorro provam que eles pensam assim mesmo. A idéia que têm sobre diplomacia não são mais sofisticadas que as do Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, em relação às favelas.

Em declarações à Agência Senado, os senadores tucanos tornaram a emenda pior que o soneto em termos de diplomacia. Eduardo Azeredo cobrou uma posição “mais dura” do Brasil em relação à Bolívia no que se refere ao tráfico de drogas, e disse que Lula não o faz por “afinidades ideológicas com o presidente Evo Morales”.

O senador que virou símbolo da tentativa de censurar a internet, além não ter equilíbrio, também não tem, o finge que não tem, informação séria sobre este assunto grave.

Enquanto não realiza seu plano de dizer o que a gente pode ou não acessar na internet, o peessedebista Azeredo vai ter de aturar ouvir os fatos verdadeiros, que a gente pode descobrir pela web, enquanto o tucano não vem . Segundo o último relatório do UNODC (Escritório das Nações Unidas de combate a Drogas e Crimes), de 2009, a Bolívia, com 30.500 hectares, é o terceiro produtor de folha de coca no mundo, atrás da Colômbia (81.000 hectares) e do Peru (56.000 hectares). Colômbia e Peru, como sabe, têm governos pró-americanos e hostis à Bolívia.

E o CIA World Factbook aponta a Bolívia como país-trânsito da cocaína refinada que sai da Colômbia e do Peru rumo ao Brasil, Argentina, Chile e Europa, por uma razão simples: a Bolívia é o país que tem fronteiras extensas com Argentina e Chiles e que tem fronteiras brasileiras com melhores condições de deslocamento, pois das do Brasil com o Peru e com a Colômbia ficam, essencialmente, na selva amazônica, onde muitas vezes nem dá para saber se há tráfico.E os embarques de droga do Brasil para a Europa não saem, em boa parte, por São Paulo? Nem por isso deixaríamos de agir como energúmenos se disséssemos que o governo de SP é “cúmplice” do narcotráfico.

O senador Álvaro Dias, por sua vez, chegou a ser patético, lembrando de crítica que fez a Lula por ter sido fotografado, em visita à Bolívia ano passado, com um colar feito à base de folhas de coca, ao lado de Morales. “Não me parece ser uma postura didática”, disse Dias em seu pronunciamento. “Ao contrário, parece ser um estímulo às drogas”.

Será que o senador tucano não sabe que mascar a folha de coca é uma tradição ancestral, pré-colombiana dos povos indígenas do altiplano,um símbolo da identidade cultural dos povos indígenas dos Andes? Isso, senador, diga também que aquela foto de Churchill com seu famoso charuto é propaganda do tabagismo…

Para completar a ópera bufa, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, saiu-se com a máxima do subimperialismo, que Dilma tão elegantemente condenou ao pedir delicadeza nas relações diplomáticas. “A Bolívia não é um país sério”, afirmou o senador, talvez achando graça em repetir o que o ex-presidente da França, Charles de Gaulle, teria dito certa feita sobre o Brasil.

Mas a este aí o Lula já deu-lhe o merecido adjetivo.
PS: Os dados sobre o relatório da UNODC e do CIA World Factbook nos foram passados pelo comentarista Marcelo e confirmados nas fontes primárias, para as quais criamos links. Obrigado Marcelo, pela ajuda e viva a cooperação entre as pessoas que gostam da verdade!

Texto: Brizola Neto

Nenhum comentário: