A pergunta foi feita a Lula sob medida pela rádio Jangadeiro FM, segundo O Globo de propriedade do grupo de comunicação do “ex- quase, quem sabe, talvez vice” de José Serra, Tasso Jereissati. Tendo apenas uma opção como resposta, Lula teria que dizer se preferia eleger sua sucessora ou ver a seleção brasileira ganhar a Copa.
É a típica “casca de banana” jornalística, lançada para comprometer o entrevistado. Mas como Lula não nasceu ontem e sabe muito bem onde quer chegar a imprensa com perguntas de encomenda, não temeu responder, desmontando a armadilha. Escute só o áudio que coloco aí em baixo, que vale pela sonora gargalhada de Lula…
Pra quem que não pode ouvir, porque está no trabalho, transcrevo a resposta, com um pouco mais do que está, até, na gravação:“Colocado assim, a resposta vai fazer com que adversários meus coloquem como manchete no jornal: Lula não quer que a seleção ganhe o título. Obviamente que eu prefiro que o candidato que eu apoio ganhe as eleições porque estou pensando é no Brasil nos próximos quatro anos, nos próximos oito anos. Mas obviamente que a seleção vai ganhar porque não temos muitos adversários, não tem muita novidade na Copa do Mundo.”
|
Tasso é uma espécie de coronel político do Ceará. Mas não daqueles da roça, não. É o coronelismo eletrônico exercido mas pelo controle de vários meios de comunicação, por meio da TV Jangadeiros, afiliada ao SBT, Rádio Jangadeiro FM, TV Sobral e Net Fortaleza.
Com tamanho poderio, a influência de Jereissati se estende até aos meios que não são seus, como o jornal O Povo, que entrevistou Lula por e-mail. Entre as perguntas, estava o desafio que Tasso Jereissati costuma lançar aos aliados do governo para que apontem uma obra do PAC que tenha sido concluída no Ceará. Tasso foi aquele que disse que o PAC é uma “peça de ficção”.
Mas para Lula, a pergunta caiu como uma luva. O presidente afirmou que o Ceará tem nada menos que 98 obras do PAC e o presidente listou para o jornalista umas 20 já concluídas. “O povo do Ceará é inteligente. Se as obras do PAC não existissem de fato, ele perceberia e não estaria apoiando cada vez mais o nosso governo, conforme mostram todas as pesquisas de opinião.”
As duas respostas de Lula devem ter feito o senador Jereissati permanecer quietinho ao menos um dia no território que imagina ser seu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário