segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um conselho ao Datafolha

Vem aí a divulgação de uma nova rodada de pesquisas sobre a sucessão presidencial. Depois do Ibope, Datafolha e Vox Populi estiveram ou estarão em campo nos seguintes períodos, respectivamente : 30/06 a 01/07, o primeiro instituto, e 24/06 a 26/06, o segundo.

Como se vê, o Vox Populi já concluiu sua sondagem da intenção de voto para presidente da República e o Datafolha ainda irá a campo. Sucedem a surpreendente pesquisa Ibope, que, ajustando-se ao que previra o Vox já em maio, revelou a ultrapassagem de José Serra por Dilma Rousseff.

Mas, para não perder o costume, o Datafolha, de novo, cheira mal. Segundo boatos que circularam na internet, o instituto de pesquisas da Folha de São Paulo postergou o início de sua sondagem a fim de incluir o senador tucano Alvaro Dias no questionário, como vice de Serra.

Além disso, o Datafolha faz perguntas que lhe revelam toda intenção de detectar algum número positivo para Serra, como a pergunta sobre se o pesquisado não estaria disposto a mudar seu voto.

Como a pergunta é feita depois da pergunta sobre em quem o entrevistado pretende votar, certamente não influirá no resultado. Contudo, uma resposta favorável sobre ser possível mudar o voto pode servir de alento para a decadente campanha tucana a presidente.

Como sabem os leitores, prometi que faria nova manifestação às autoridades eleitorais e policiais mencionando a reviravolta dos institutos Datafolha e Ibope, que, depois da representação do Movimento dos Sem Mídia pedindo auditoria dos quatro grandes institutos, convergiram para os números de Sensus e Vox Populi.

Não foi só por razões pessoais minhas (o agravamento da doença da filha Victoria) que a manifestação do MSM sobre as pesquisas às autoridades não foi feita. Acredito que a nova rodada de pesquisas pode reforçar ainda mais essa manifestação, de forma que vale a pena esperar mais um pouco.

Contudo, quero garantir aos leitores – e a quem mais possa interessar – que este blogueiro, bem como a ONG que preside, estarão muito atentos ao que fará o Datafolha, sobretudo por conta dos indícios de que pode estar preparando mais alguma…

Ofereço um conselho ao Grupo Folha: nem pense em manipulação. Posso garantir que, além do Movimento dos Sem Mídia, a Polícia Federal estará muito atenta ao resultado dessa sua nova pesquisa. Até por conta das estranhezas que seu questionário levantou.

Tagged as: , , , , , , ,

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: