domingo, 15 de agosto de 2010

Serra caiu nos Estados que mais visitou

domingo, 15 de agosto de 2010


Tucano concentrou campanha no Sudeste, mas perdeu seis pontos no Rio, quatro em Minas e três em São Paulo

Desde abril, tucano já foi 13 vezes a Minas e 10 vezes ao Rio de Janeiro; ele ficou estável no DF, local que não visitou

SILVIO NAVARRO
BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

O desempenho do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, caiu nos três Estados que ele mais visitou nas últimas três semanas, segundo o último Datafolha.
No intervalo entre as duas últimas pesquisas, de 23 de julho até anteontem, Serra teve pelo menos sete agendas de campanha em São Paulo, cinco em Minas Gerais e três no Rio de Janeiro.
Com 56 milhões de eleitores, os três Estados são os maiores colégios eleitorais do país.
Serra apareceu pela primeira vez atrás de Dilma Rousseff no Datafolha, com 33% das intenções de voto no país ante os 41% da petista.
No Rio, onde esteve três vezes nos últimos 20 dias, o tucano perdeu seis pontos percentuais -foi de 31% a 25%, e a petista ganhou quatro pontos, chegando a 41%.
O Estado é base eleitoral do vice na sua chapa, o deputado federal Indio da Costa (DEM), que tem percorrido o interior, visitando pelo menos nove municípios.
O Rio de Janeiro foi palco de desentendimento entre o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e a campanha tucana na semana passada. Maia criticou Serra por não socorrer financeiramente o candidato ao governo Fernando Gabeira (PV), que está a 43 pontos do líder Sérgio Cabral (PMDB).

MINAS
O tucano caiu quatro pontos percentuais (de 38% para 34%) em Minas, onde teve cinco eventos de campanha nas últimas semanas, e foi superado por Dilma (35% a 41%). Em Belo Horizonte, a queda foi de nove pontos.
O grosso do material de campanha de Antonio Anastasia (PSDB), apoiado por Aécio Neves na disputa pelo governo mineiro, não contém a imagem de Serra.
Em São Paulo, base eleitoral do tucano e Estado que administrou até março, ele caiu três pontos -foi de 44% para 41%, mas ainda mantém vantagem de sete pontos sobre Dilma. Ao mesmo tempo, o candidato do seu partido ao Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin (PSDB), aumentou sua vantagem em cinco pontos, atingiu 54% e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.
Como na capital paulista Serra (40%) aparece em empate técnico na margem de erro com Dilma (37%), oscilando um ponto positivo nesse período, a conclusão é que o ex-governador estaria perdendo terreno no interior.
Desde o início da pré-campanha ao Palácio do Planalto em abril, Minas (13 vezes) e Rio (10 vezes) foram os dois itinerários mais recorrentes.
Nos Estados pesquisados pelo Datafolha, Serra registrou a maior queda em Pernambuco (nove pontos). Na Bahia, foram seis. Único local em que não pisou no período, o Distrito Federal não registrou queda -tem 27%.

Nenhum comentário: