quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Assange, a um passo de seu destino, segue para julgamento na Suprema Corte britânica


Redação, Correio do Brasil
“Fundador do sítio WikiLeaks, Julian Assange enfrenta seu último julgamento na Inglaterra, a um passo da extradição para a Suécia, onde é acusado de abuso sexual de duas colaboradoras. Após a derrota no tribunal de apelações do argumento usado por sua defesa quanto a ser inválido o tratado de deportação, Assange apelou à Suprema Corte britânica para evitar a deportação, com chances mínimas de uma vitória.
Assange é acusado de estupro, abuso sexual e coerção contra duas adolescentes, em uma visita a Estocolmo em agosto de 2010, o que ele nega. Nos dois dias em que terá para avaliar o caso, o tribunal dificilmente terá detalhes concretos sobre as acusações, mas julgará a validade do pedido de prisão preventiva feito por um promotor sueco baseada na legislação europeia.
A defesa de Assange argumenta que a requisição não é válida e argumenta que o sistema do país nórdico é injusto por permitir que a decisão de prisão seja tomada pela mesma pessoa que investiga o crime. Segundo o diário inglês The Guardian, um grupo de 12 juízes estudará o caso “considerando a grande importância pública que o crime carrega”, de acordo com comunicado da corte. A decisão sobre a extradição é esperada para as próximas semanas.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: