terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O GLOBO INVENTA RACIONAMENTO DE ENERGIA - APAGÃO DE CREDIBILIDADE DO JORNAL DA FAMÍLIA MARINHO

O único apagão em curso é o de credibilidade da nossa imprensa. Sensacionalista, alarmista, com chamadas de capa em seus jornalões e sites, que não guardam fiel relação com as informações contidas nas entrelinhas das matérias publicadas.

O Globo é um jornal que defende o capitalismo e as regras de livre mercado, não deveria, portanto, fazer estardalhaço com chamadas de capa que induzem o leitor a erro, por conta da elevação do preço da energia ofertada nos leilões e no mercado livre, onde grandes consumidores (intensivos) buscam adquirir aquilo que precisam. É do capitalismo a Lei de oferta e procura com sua inexorável influência sobre o preço final. Absolutamente natural que, com o acionamento das TÉRMICAS, visto que as hidrelétricas devido as poucas chuvas estão com reservatórios em níveis baixos, o preço da energia suba. Esse mesmo preço cairá, assim que o problema for resolvido, voltando a chover e os reservatórios sendo recompostos.

Conforme a matéria que o jornal publica em seu interior no dia de hoje (pág 21) é possível ver com leitura atenta, que NÃO HÁ RISCO DE RACIONAMENTO e de APAGÃO. Existe energia e existem linhas de transmissão, existem TÉRMICAS (Com mais do dobro da capacidade que tinham em 2000), existe gás, e vários projetos de energia eólica estão prestes a serem concluídos. O "racionamento branco" de energia, a que as indústrias se referem (e que conforme dito por técnicos da área não afetará o crescimento do país) é mera estratégia para reduzir custos de um "produto" que se encontra caro. Toda dona de casa sabe disso, quando a batata está cara, come-se aipim.

É fato que a falta de chuva, os reservatórios baixos e o aumento do preço da energia, que pode até chegar no futuro ao consumidor residencial, tudo isso é notícia. É fato que o atual problema deve servir de alerta para que o governo invista em outras fontes de energia, para dar mais robustez e estabilidade de custo ao sistema energético do Brasil.

O que não se admite é a exploração do fato, com distorção e manipulação de informação. O que não se admite é essa torcida para que ocorra um APAGÃO, meramente para fornecer combustível de cunho eleitoral. Afinal, o que são as Organizações Globo, uma empresa de comunicação que tem compromisso com a verdade e o bem informar, ou braço político da oposição, que tem ânsia por atacar o governo  e lhe provocar desgastes, ainda que divulgando inverdades ?

Um comentário:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

É assim mesmo, Saraiva: 'testam hipóteses', como eles mesmos dizem, mas quando erram não fazem o 'mea culpa' e nem o 'erramos'. Gostam que os chefes de estado e seus auxiliares fiquem calados, ou que falem demais para criticá-los. Se se calam, aproveitam para dar voz aos apólogos do fracasso e do desastre e ao tucanato em geral. Se falam, ironizam (como ironizaram quando disseram que o país iria afundar e Lula brincou dizendo que era uma marolinha - o país não naufragou, como se sabe). Isso quando não é pura torcida para que dê errado.