domingo, 28 de fevereiro de 2010

Carta aberta ao Companheiro Presidente

Do Blog do Núcleo.
Publicado a pedido, conforme e-mail que recebi de Jane Nunes, da cidade de Campos do Goytacazes, do Blog Estou Procurando o que Fazer...

Excelentíssimo Companheiro Presidente,

Aqui em nosso Estado do Rio de Janeiro, especificamente na cidade de Campos dos Goytacazes, muito tem se falado sobre uma nova forma de distribuição das riquezas do petróleo.

Uma riqueza que é de todo povo brasileiro, sabemos, mas que provoca profundos impactos sócio-ambientais nas cidades onde é extraído, pois um monte de gente vem atrás de empregos e uma vida melhor, assim como a Dona Lindu fez, quando trouxe o companheiro presidente e seus irmãos para morar em São Paulo.

Imagine se, naquela época, a gente redividisse os repasses de São Paulo, por causa do Maluf? Possivelmente, o Companheiro teria voltado para Garanhus, e o Brasil ficaria sem o maior presidente de toda História.

Nós sabemos que não temos feito as melhores escolhas para eleger aqueles que devem tomar conta dessa dinheirama toda, isso lá verdade.

Mas veja que se com todo esse dinheiro nossa situação é ruim, imagine sem ele. Se faltar esse dinheiro, Excelentíssimo Companheiro Presidente, vai ter que aumentar o Bolsa-Família daqui.

Nós entendemos o "susto" que o Companheiro Presidente quis nos pregar, quando incentivou esse debate sobre a repartição, mas principalmente, sobre o controle sobre esses gastos. Nós entendemos a mensagem, e creio que a comunidade aqui de nossa cidade já entendeu que não basta ter o dinheiro, é preciso garantir que as gerações futuras também herdem os benefícios, e não só o ônus de termos um orçamento milionário.

Companheiro Presidente, os mesmos que desperdiçaram esse montanha de recursos, agora querem se fazer de heróis da resistência, e novamente, enganar o povo, quando sabem que não são eles que sensibilizarão o companheiro a tomar sua decisão, que inclusive, imaginamos já ter sido tomada.

Um estadista como o Companheiro nunca tomará de uns para dar a outros, ainda mais quando o pré-sal aponta para a possibilidade de espalhar pelo país os benefícios do petróleo, através de fundos e do controle social.

Nós sabemos que o Companheiro é o Presidente da inclusão, NUNCA da exclusão.

Nós sabemos que com sua inteligência e "traquejo sindical", que o consolidaram como hábil negociador, o Companheiro Presidente colocou a discussão no ar, justamente, para que entendamos a importância dos recursos que já dispomos, e da necessidade de dividir os royalties futuros.

Ou seja, como não se pode ganhar tudo, ficamos com o que temos, e abrimos mão do pré-sal. É justo, ainda mais se considerarmos que, até hoje, nossa gestão foi uma vergonha.

Mas com sua ajuda, com a ajuda da controladoria geral da União, e de outros órgãos fiscalizadores, temos certeza que acordaremos desse berço esplêndido, e construiremos uma alternativa de poder que varra de uma vez, do nosso mapa, os que colocaram nosso futuro em risco.

Esse é nosso compromisso, do PT, seu partido, dos partidos aliados, e de todos os homens e mulheres de bem dessa cidade.

Tomo a liberdade de disponibilizar seu e-mail de contato, para que mais gente lhe envie esse texto.

https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php


Um abraço cordial do Núcleo Lenilson Chaves do PT/Campos dos Goytacazes.

2 comentários:

Jane Nunes disse...

Obrigada companheiro esta luta tb deve ser de todos nós!

Anônimo disse...

Jane,
Quando pecisar de alguma coisa mais e só avisar.
Abraços,
Saraiva