sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sub-jornalismo da Band

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.

NOTA DO BLOG DO SARAIVA:
Não sei se Valdirio Guerra é advogado, mas sua colocação está mais do que correta.
Digo mais, não é preciso ser advogado com grandes conhecimentos para chegar a esta conclusão.
Parabéns ao Valdirio e os editores do Blog pela publicação da matéria.
Saraiva

Do amigo leitor, Valdirio Guerra
:

Fiquei estarrecido com a seguinte notícia (perola do ano) hoje no portal da E Band: CAIXA PODE SER RESPONSABILIZADA POR ERRO DA LOTÉRICA.

E o pior: PODE TER QUE PAGAR O PRÊMIO DE R$ 53 MILHÕES AOS 40 APOSTADORES DO SUPOSTO BOLÃO PREMIADO DO CONCURSO 1.155 DA MEGA-SENA.

Isso é ridículo, como pode a imprensa noticiar tamanha asneira. Eles fazem de tudo, não importa o que for, para atacar o governo federal, ate mesmo coisas ridículas e sem nexo.

Vamos raciocinar da seguinte forma: Se isso realmente acontecer o tamanho do precedente criado seria um verdadeiro desastre. Na semana seguinte da sentença do juiz condenando a caixa, outra e outras lotéricas, simplesmente ficariam sem registrar outros bolões, com ganhadores já previamente escolhidos e com os números sorteados, entrariam, os forjadores, com uma ação judicial contra a Caixa, e ficariam esperando (até ai já virou jurisprudência), a bolada para os seus bolsos.

Qual a escolaridade e o conhecimento desses repórteres?...


Valdírio tem razão.

Aliás Bolão é contrato de gaveta. A Caixa paga ao nome de quem está registrada a aposta, e cabe a este dividir o bolo com os demais. Se qualquer aposta não foi registrada não há como pagar, independente de ser bolão ou não.

A Band usa apenas o advogado de defesa das vítimas para pautar a matéria, e isso é péssimo jornalismo, porque é óbvio que não trata-se de uma fonte isenta, a ponto de pautar a manchete.

As vítimas estão cobertas de razão de estarem indignadas e tentarem alguma reparação. Apostaram de boa-fé, e sofreram prejuízo moral de ganhar a sorte grande e não levar. Qualquer um ficaria revoltado. Provavelmente, o dono da lotérica terá que dar-lhes alguma indenização, dentro de sua capacidade econômica, uma vez que todos confirmam que o bolão existiu e que a funcionária da lotérica errou ao não registrar. Mas realmente não há como abrir precedente da Caixa pagar por apostas não registradas.

Os apostadores em bolão, por ser um contrato de gaveta, sem garantias formais, de responsabilidade pessoal entre o titular da aposta e os demais, na base da confiança, precisam exigir a cópia da aposta registrada, da mesma forma que os apostadores individuais precisam guardar seu comprovante.

2 comentários:

Ccesarbento disse...

Mais um factoide da imprensa pra responsabilizar o governo federal pelas maracutaias dos donos de lotéricas.

Anônimo disse...

Caro Prof. César Bento,
Obrigado pelo seu comentário e também por me incluir entre os blogs que o senhor está seguindo.
Sem levar em conta o meu humilde Blog,sua coleção é de excelente qualidade, muitos dele estão em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.
A Yeda não vai conseguir acabar com o Grande RS.
Abraços,
Saraiva