terça-feira, 20 de novembro de 2012

BRASIL / POLÍTICA - DILMA ROUSSEFF RESPEITA, MAS, MANDA RECADO PARA O STF

A presidente Dilma Rousseff, provocada à se manifestar sobre o julgamento da Ação Penal 470 - MENSALÃO - durante sua viagem ao exterior, em entrevista ao Jornal El País, não se furtou em responder, e o fez de forma segura, inteligente e com jogo de cintura político.

Situando-se dentro do devido respeito pelo STF, observando sua independência e condição de Instância Máxima da Justiça brasileira, a presidente disse que: 

_Decisões do SUPREMO devem ser acatadas,  mas, "nada neste mundo de Deus está acima dos erros e das paixões humanas".

Tribunais já erraram antes, o STF cometeu muitos erros no presente julgamento e, certamente, assistiremos outros erros do judiciário.

Não há que se confundir críticas a juízes e ministros de qualquer dos tribunais pelas decisões por eles tomadas, com falta de respeito, desejo de desmoralizar ou agredir, membros ou as próprias Instituições em si. Da mesma forma que "nada neste mundo de Deus está acima dos erros e paixões humanas" nada nem ninguém está acima de ser criticado e de ter suas posições contestadas.

É legítimo, portanto, o movimento dos Réus e até do PT em se manifestar, discordando do que tem sido decidido até aqui pelo SUPREMO. Isso é democracia. Respeitando a decisão da Justiça de lhes condenar e até privar da liberdade, os Réus terão sempre o direito de se declarar injustiçados.

Nenhum comentário: