quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RELATÓRIO DA CPMI - MARCONI PERILLO E POLICARPO JR. INDICIADOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA E PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO CONTRA O PROCURADOR ROBERTO GURGEL



O Relatório do Deputado Odair Cunha será lido hoje e votado provavelmente na próxima semana. Nesse período nós assistiremos a uma chuva de críticas quanto à inclusão de Perillo, Policarpo e do Procurador Gurgel no relatório, com as gravíssimas suspeitas e probabilidades das condutas criminosas de uns e conduta omissa de outro, que, pode acabar por ser concluída como criminosa da mesma forma. 

Odair Cunha pede que o Conselho Nacional do Ministério Público apure por que ele suspendeu ação da PF contra Demóstenes em 2009.  O deputado afirma que Gurgel suspendeu "sem justificativa" as investigações da Operação Vegas, ação da Polícia Federal iniciada em 2009 que apontou os primeiros indícios de ligação do contraventor com parlamentares, entre eles o senador cassado DEMóstenes Torres - (Ex-DEM-GO). 


Odair Cunha pediu ainda o indiciamento do jornalista Policarpo Junior por formação de quadrilha, sob a alegação das relações "constantes e permanentes" com Cachoeira. As conversas entre o jornalista e o contraventor levaram à produção de reportagens publicadas na revista. "Todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram em favor dos interesses da quadrilha tiveram o pedido de indiciamento. E ele (Policarpo Junior) sabia dos interesses da quadrilha".


No relatório da CPI é pedido o indiciamento de Marconi Perillo (PSDB-GO) por seis crimes, entre eles corrupção passiva e formação de quadrilha. Para Cunha, o esquema de Cachoeira estava incrustado no governo do tucano. Oito pessoas ligadas a Perillo, entre secretários, ex-secretários e assessores, tiveram o indiciamento pedido.


O nome do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) não constam do relatório final.

Cunha destacou no relatório que Cachoeira mantinha empresas-fantasmas que receberam R$ 98 milhões da Delta. A comissão, contudo, não conseguiu rastrear o destino da maior parte desse dinheiro - uma das suspeitas era o pagamento de propina a políticos. Ele pediu o indiciamento por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha de Fernando Cavendish, dono da empreiteira, e a investigação de diretores da construtora.

O texto também pede o indiciamento de outras 45 pessoas, incluindo o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT).

Post com base em matéria de O Estado de São Paulo
LEIA + AQUI
Eugênia Lopes e Ricardo Brito, de O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,relator-da-cpi-quer-investigacao-sobre-gurgel,962777,0.htm

Nenhum comentário: