sexta-feira, 20 de junho de 2014

A sagração dos idiotas


20 de junho de 2014 | 11:55 Autor: Fernando Brito

reidoca1
Algumas vezes, desanimo.
O tempo pesa e nos faz procurar o que é mais confortável para o corpo e a mente doídos pelos anos.
Não vivo para lutar, porque não sou um selvagem.
A civilização tem, entre suas virtudes, permitir a contemplação, o encantamento, a tolerância.
Com os outros, sobretudo, porque  se não sou um selvagem, sou capaz de amar além do que amam os animais: a si,  a seu par,  a sua prole, seu grupo, todos projeções de si mesmos.
Quando nos civilizamos, deixamos de competir para colaborar e é por isso que compreendo o capitalismo como a negação do processo civilizatório.
Também não vivo para ser dono, porque – ah, que bom o  sic transit gloria mundi - não sou um selvagem que depende da defesa de seu território vital, a Lebensraum maldita do nazismo.
Mas sou um ser humano real, que convive com contas, supermercado, prestações, amores, desencontros e cinco malditos comprimidos cardíacos e correlatos, que todo dia faço força para lembrar e mais ainda para esquecer.
Sei que o mundo ideal – e olhe lá – só pode existir dentro de mim e de meus sonhos, assim mesmo corrompido pelo egoísmo.
Quando a gente envelhece, tende a se atribuir um excelência que não se tem, uma perfeição que não se alcançou, uma lucidez que é apenas um autoelogio.
Devo estar errado sobre muita coisa, portanto. O que é, aliás,  uma das poucas certezas que tenho.
Das outras, apenas algumas, bem esquisitas nesse mundo de hoje.
Uma delas fui descobrir que aprendi ainda criança, lendo Monteiro Lobato – que pena que todos os meninos não o leiam mais – quando a boneca Emília “ensina” Hércules a vencer o gigante Anteu, rei da Líbia, a quem ninguém jamais batera em luta, mandando que o  levantasse sobre sua hercúlea cabeça.
É que Anteu era filho de Gea, a Terra, e era pelos seus pés no chão que lhe vinham as energias invencíveis.
É por isso que nunca cri em arrogantes, em tecnocratas, em falsos sábios que não amavam e sentiam seu povo, porque ser um povo é o chão humano.
Manter-se ligado a ele não é, necessariamente, algo físico.
Mas são raros os privilegiados que conseguem fazê-lo vivendo nos círculos de poder e dinheiro.
Lula, Brizola, quem mais?
Creio, sim, que a esquerda vencerá esta eleição.
Mas pela regra irônica de Millôr Fernandes de que mais importante do que ser genial é estar cercado por medíocres.
Passado o necessário pragmatismo da batalha eleitoral – porque é no voto popular que está a via da mudança – creio que será necessário que Lula – que é a referência que restou deste processo de canibalização de ideias que sempre acompanha os períodos de poder – seja o líder um movimento de oxigenação da esquerda que se tornou vital para sua sobrevivência.
Curiosamente, uma renovação pelo que sobrou daqueles que não perderam ao contato de seus pés com o chão e, por isso, mantém suas cabeças na altura dos sonhos.
E que negue, com toda a força e delicadeza de que é feita a civilização humana,  a lógica infame que se construiu neste país onde os idiotas são consagrados como modelos.

Do Blog TIJOLAÇO.

Nenhum comentário: