quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A oposição fala muito sobre racionamento de energia, mas o que ela fez em prol da questão energética quando foi governo?

By: Francisco Castro on 12:26 / comment : 0

O debate que envolve as previsões de racionamento de energia, feitas pela mídia familiar e pela oposição, exige que se resgate o que foi (ou não) feito no passado em prol da questão energética no Brasil. Em seu blog no 247, o jornalista Paulo Moreira Leite traz à tona as campanhas promovidas contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – "que sofre um massacre sistemático e agressivo" – e do rio Madeira. "Faça sua lista e não se esqueça de incluir as usinas nucleares", acrescenta.

De acordo com PML, "o truque" da ofensiva oposicionista "é esconder o que ocorreu com nossa oferta de energia — e quem é responsável pelo que acontece agora. Não estamos falando de um episódio que aconteceu ontem ou na semana passada, nem há dois anos, mas de uma política de décadas". O colunista acrescenta que o debate "é disputa de interesses, pura e simplesmente, tão antiga como a história do capitalismo".

Paulo Moreira Leite cita a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva como alguém que "tem explicações a dar nesse debate". "Suas responsabilidades são óbvias, ainda mais como candidata presidencial, que se apresenta como porta-voz da natureza ameaçada", diz ele. "Hoje, a ameaça de destruição da Terra serve como argumento ideológico para manter tudo como está -- e azar de quem ainda não possui aquilo que necessita e tem direito", opina. "Não foi por acaso que o esforço do PSDB para ampliar nosso parque energético esteve perto da nulidade", conclui o colunista.

Blog de Francisco Castro's Admin

Francisco Castro é economista, especialista em finanças públicas e mestre em economia.

Nenhum comentário: