domingo, 18 de janeiro de 2009

Brasil ganha importância diplomática para os EUA.


Agora sim, copio a última matéria até agora publicada no Blog Brasil! Brasil!, do Nogueira Jr., que está em Minhas Últimas Notícias e em Meus Favoritos.

Não deixem de Acessar este Blog.
Obrigado.
Saraiva
Brasil ganha importância diplomática para os EUA
18
Jan
2009
“No primeiro semestre de 2005, um empresário brasileiro esperava em Miami a confirmação da ida aos Estados Unidos do então ministro-chefe da Casa Civil do Brasil, José Dirceu. O ponto de encontro seria Houston, no Texas, e o anfitrião era o ex-presidente americano George Bush. O grupo trataria de estratégias de aproximação entre o governo George Bush e o regime de Cuba. Na complicada equação entrava ainda o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, cujo antagonismo ao governo americano preocupava Washington. A idéia era usar o ministro brasileiro, que mantinha excelentes laços com os líderes de Havana e Caracas, como mediador diplomático. O que, aliás, ele já vinha fazendo. Bush, o velho, secretamente representava o filho. A reunião, porém, não ocorreria: a CPI dos Correios começava a derrubar Dirceu. A crise em Brasília atrasou a queda do bloqueio econômico a Cuba, e ainda o acomodamento do imbróglio com Chávez.
Essa história é exemplar daquilo que ainda acontece nos bastidores diplomáticos da América Latina. O Brasil vem servindo de mediador entre os Estados Unidos e seu maiores antagonistas no hemisfério. E isso deverá aumentar significativamente durante o governo Barack Obama. “O Brasil é um país fundamental em nossas relações com a América Latina”, disse o então candidato democrata ao JB. Repetiu várias vezes a afirmativa durante e depois da campanha eleitoral. Sua secretária de Estado, Hillary Clinton, ecoou a intenção de relacionamento estreito durante sua sabatina no Congresso, na semana passada. Outra prova dessa importância pode vir já em abril, com uma provável visita presidencial oficial ao Brasil, numa escala anterior à Cúpula das Américas, entre os dias 15 e 17, em Trinidad e Tobago.”Osmar Freitas Jr., JB OnlineArtigo Completo, ::Aqui::
Enviada por: Nogueira Jr. / 04:01 0 Comentários Link

var addthis_pub = 'anfenoju';
*

Nenhum comentário: