segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ELEIÇÕES CHILENAS: Direita sai na frente.

9

CHILE - Vantagem de Piñera é de 5 pontos.

No Chile, vantagem de Piñera é de 5 pontos

freipineraMatéria da agência italiana ANSA:

O empresário Sebastián Piñera, candidato da opositora Coalizão pela Mudança à presidência do Chile, aparece cinco pontos porcentuais à frente do governista Eduardo Frei, da Concertación, em uma pesquisa com vista ao segundo turno da disputa, marcado para 17 de janeiro.
O estudo, realizado pela Universidade do Desenvolvimento e pelo diário La Segunda, dá a Piñera, um dos homens mais ricos do país, 48% das preferências, contra 43% de Frei, que já foi presidente entre 1994 e 2000. Além disso, 9% dos entrevistados revelaram que não votarão em nenhum dos dois.
O favoritismo de Piñera também foi confirmado pela percepção dos eleitores ouvidos. Para 59% deles, o empresário será o novo presidente do país. Outro fator que favorece o opositor é seu índice de rejeição, de 35%, inferior ao número atribuído a Frei: 49%.
No primeiro turno das eleições, realizado no último domingo, Piñera obteve 44% dos votos, contra 29% de Frei. Em terceiro lugar ficou o independente Marco Enríquez-Ominami, que foi a opção de 20% dos eleitores e anunciou que não apoiará nenhum dos dois candidatos.
A pesquisa foi realizada na última quarta-feira, entre 17h e 22h, quando foram consultadas 1.203 pessoas. Deste total, 80% garantiram que já decidiram em quem votarão.

Fonte: Blog " Tijolaço", do Brizola Neto.

Nenhum comentário: