segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ELEIÇÕES - O vice de Dilma.

Líder do PMDB: Se Dilma deseja vencer, não vetará nosso vice

Marcela Rocha

Depois da polêmica gerada por dizer que o PMDB teria de apresentar uma "lista tríplice" para a vaga de vice na pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto, o presidente Lula voltou a enfatizar que a escolha caberá à pré-candidata. A Terra Magazine, o líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), é contundente: "Se Dilma deseja vencer a eleição, não vetará nossa proposta para a vice".

Veja também:
» Guerra: PT centra campanha em Lula por não confiar em Dilma
» Pesquisa Datafolha: "Cai diferença entre Serra e Dilma"
» Lula: PMDB deve apresentar lista para que Dilma escolha vice
» Siga Bob Fernandes no twitter

Nesta segunda-feira, 21, o presidente Lula disse que "Dilma vai sentar com o PMDB e com os outros partidos e vai escolher. Ela tem que fazer a escolha porque, depois, é ela que vai governar. O PMDB, como partido aliado, tem todo o direito de apresentar um nome, mas o vice é ela que vai escolher".

O líder do PMDB e negociador da aliança junto aos petistas imposta a voz e diz: "O PMDB não admite vetos ao nome apresentado para a vice". E ressalta que nem a ministra Dilma faria isso, "se deseja ganhar a eleição".

O PMDB é o maior partido entre os aliados. Aprovada em convenção, a coligação permite que apresente um nome para ser vice. Os líderes da legenda já apresentam o nome do presidente da Câmara, Michel Temer (SP), que também é endossado para se reeleger presidente do PMDB. Alves é categórico e garante que "Temer será reeleito em março".

- As responsabilidades são iguais. O PT escolheu o seu candidato; acreditamos e confiamos na responsabilidade deles para tal e nós escolhemos o vice. Se desejarem o PMDB como aliados, respeitarão e confiarão em nós para indicarmos o vice.

A convenção do PMDB acontecerá em junho. Nela, será votada a aliança e, na mesma ocasião, escolherão o nome para o vice de Dilma. "Um único nome", enfatiza Alves. "Se o improvável acontecer, se a ministra disser não para o nome que apresentarmos, é muito simples, não há aliança", conclui.

A proposta do presidente Lula em favor de uma "lista tríplice" com nomes de vices irritou a cúpula do PMDB. Na ocasião, Lula disse que "o correto não é nem o PMDB impor um nome só, mas discutir dentro do PMDB, indicar três nomes para a ministra Dilma para que ela possa escolher, por que vice é igual a casamento, você não pode empurrar para ela alguém que não tem nenhuma afinidade com ela, por que ai será a discórdia total".

Terra Magazine

Nenhum comentário: