terça-feira, 11 de maio de 2010

Homenagem a um lutador

A história é feita pelas coletividades. Mas isso não quer dizer que os indivíduos, nela, sejam simples personagens sem peso ou vontade.

Hoje, parece que um destes momentos se ensaiou. Refiro-me à decisão da Procuradoria Geral da República Eleitoral de acolher o pedido do Movimento dos Sem Mídia, liderado por Eduardo Guimarães, do blog cidadania.com, para que as pesquisas eleitorais sejam, todas elas, passíveis de auditoria.

Com alguns poucos companheiros, Edu Guimarães, como é conhecido, conseguiu fazer o que partidos inteiros, com caros e pomposos serviços jurídicos, não fizeram.

Deu início ao que pode ser o princípio do fim de uma das maiores das maiores ameaças à democracia e ao processo de formação de consciência do povo brasileiro: a manipulação das pesquisas eleitorais.

Não sei de o movimento liderado por Guimarães vencerá. A luta é enorme e desigual. Mas heróis não são os que vencem, são os que lutam.

Antes desta notícia já tinha pensado em registrar aqui o meu respeito ao que ele pensa, diz e faz.

Li um post, em seu blog, onde ele tem a coragem de dizer o que quase ninguém diz.

“A vida dos pobres paulistas é dura, injusta, desoladora. (…)

(impõem o terror) nas periferias para que estas populações (pobres) se mantenham dóceis diante de uma casta que impera debochando da pobreza e da miséria com seus carros de alto luxo, com suas jóias e com seus clubes de dissipação e de perversões das mais variadas.(…)

Negros têm o pescoço torcido como o de uma galinha nas mãos de forças de repressão de massas tanto quanto tinham antes da libertação dos escravos naquele distante 1888.

Peço que visitem o cidadania.com e vejam, nas palavras de Edu Guimarães, a notícia sobre a representação contra a falta de controles sobre as pesquisas. E conheçam o que ele tem a dizer.

Ele diz que deixou meu blog em sua lista de indicações mesmo eu sendo político e deputado, porque fazia um trabalho jornalístico. Não sei se faço. procuro ler e divulgar. Mas devolvo a observação de Eduardo Guimarães lamentando que ele não seja político e candidato. A política brasileira precisa de pessoas que, mesmo ouvindo todos os dias o “isso não vai dar em nada” do conformismo, dão o melhor de si, seu coração, cérebro e coragem, pela causa da verdade, da liberdade e da Justiça.

Nenhum comentário: