20/05/2010
Lula tinha afirmado que um país que possui armas nucleares não tem condições morais para exigir que outros não tenham. Da mesma forma que afirmou que a mediação dos EUA no conflito entre Israel e Palestina não tinha promovido a paz, porque os EUA possuem interesses diretamente vinculados a Israel, não possuindo credenciais para mediar o conflito com um mínimo de objetividade.
O acordo logrado com o Irã confirma esse critério. O Brasil e a Turquia, membros atuais do Conselho de Segurança, aderentes ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, países do Sul do mundo, puderam obter com o Irã o acordo que a Agência da ONU pede. No entanto, os EUA - tomados de surpresa, porque não acreditavam (e torciam para) que o acordo pudesse ser obtido, agora apelam para o argumento de que “Não acreditamos na palavra dele”, quando o que buscava era exatamente uma palavra e um esquema de apoio. Obtidos, inviabilizariam as sanções que os EUA querem impor.
A atitude dos EUA é a mesma que tiveram no ataque ao Iraque. Queriam provas de armamento de destruição em massa, não obtiveram, alegaram que sim, havia, com isso passaram por cima do Conselho de Segurança da ONU, junto com a Grã Bretanha atacaram e destruíram a mais antiga civilização da história (foram destruídos os lugares históricos e sagrados, mas protegidas as torres de petróleo – o objetivo real da ocupação).
Quem representa perigo para a paz mundial? O Irã, que talvez pudesse vir a construir armamento nuclear, mas que não ocupa nenhum outro país? Ou os EUA, único país na história que usou a bomba atômica – contra Hiroshima e Nagasaki -, possui um arsenal de todo tipo de armamento que representa a metade de todo o armamento existente no mundo? Que atualmente ocupam o Iraque e o Afeganistão, que tem uma história de invasões, ocupações, desembarques militares, amplamente conhecida?
Que desrespeitou o Conselho de Segurança da ONU e atacou o Iraque, apoiado em acusações que não se confirmaram? Que possui bases militares em mais de 10 países em todo o mundo? Ou Israel, que possui armamento nuclear, ameaça constantemente atacar o Irã e ocupa os territórios que devem, segundo a ONU, ser destinados ao Estado Palestino?
Postado por Emir Sader às 11:54
Um comentário:
O texto abaixo foi postado na discussão Todos querem um pedaço do bolo da "Nova Ordem Mundial"
http://protogenescontraacorrupcao.ning.com/forum/topics/todos-querem-um-pedaco-do-bolo?commentId=2806036%3AComment%3A125611&xg_source=activity
Prezado Yuri,
Me parece que meu referencial de ATITUDES em busca de uma Nova Ordem Mundial, sério, em essência, não me permite aceitar "vamos dar um Nobel para Lula - talvez no momento anterior que estourar mais umas bombas matando pobres que vivem em terras riquíssimas do Oriente Médio", se não vejamos:
- Lula não é a favor de bombas atômicas, mas, o Brasil é a favor que qualquer País, incluso o próprio Brasil, possam enriquecer urânio, para fins pacíficos.
- Quando o Brasil, se dispõe, e se expõe, ao ridículo, para alguns que não Eu, o faz com a sensatez de quem quer MUDAR alguma coisa, uma vez que, o que aí esta, serve, apenas e tão somente, aos 5 (cinco) Grandes.
- Quando colocações históricas, as vezes calcadas na década de 60, são feitas, minhas entranhas se estremessem, pois, qualquer referencial, concretamente, esta muito aquém, da REALIDADE dos Fatos e dos Objetivos concretos.
- Quando colocações históricas são feitas, de tal forma, embasarem que o "PENSAMENTO" é a coisa mais belha que existe, ressalto, que o NOVO são as ATITUDES calcadas no PENSADO, isto é, sempre que idéias contestadoras, revolucionárias, dão origem a ATOS, nos encontraremos, na essência, do NOVO.
Portanto, sem deboche, o Brasil, através de Lula, tem ratificado, de forma ÍMPAR, e Exemplar, nossa vocação pacifista, bem como, que o Mundo deve ser trabalhado políticamente e juridicamente, na esfera internacional, de tal forma, que, os interesses de TODOS se sobreponham aos interesses de uns poucos, por exemplo, os 5 (cinco) grandes.
Ademais, em toda a história humana, apenas e tão somente, um País ASSASSINOU multidões de Homens, Mulheres e Crianças com a utilização de Bomba Atômica, e este país, é justamente, um dos maiores detentores de Bombas Atômicas e "defensor" da não proliferação.
Como aceitar, que a proibição de fabricação de Bomba Atômica, seja o suficiente, para qualquer País, incluso o Brasil, que possui reservas naturais de Urânio, não possa enriquecê-lo para fins pacíficos ?
Minhas colocações, sempre estiveram dentro do assunto proposto, se houve algum desvio, foi feito em consideração a colocações outras, que necessitaram, ser contrapostas.
Abraços Fraternos,
Plinio Marcos
Postar um comentário