quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lula comandará articulação da campanha para prefeitura de SP em 2012

Brasília Confidencial

“O PT vai ampliar a articulação para a disputa eleitoral de 2012 a partir desta semana. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com prefeitos petistas nos próximos dias. Na pauta, os rumos para as próximas eleições e a conjuntura política em São Paulo. Será a primeira participação do ex-presidente em atividades partidárias, desde a posse da presidente Dilma Rousseff. Lula deve participar mais diretamente das ações políticas do partido nos estados considerados mais estratégicos, como São Paulo e Minas Gerais, com predomínio tucano.

O ex-presidente tem afirmado que o PT deve lançar um nome novo para a disputa na capital paulista e ainda reforçar o “cinturão vermelho” da Grande São Paulo – formado por 13 prefeituras petistas, como São Bernardo do Campo, Osasco e Guarulhos.O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já deu início a uma ofensiva política no cinturão. O tucano criou em janeiro a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e deu ao secretário, Edson Aparecido, a tarefa de articular projetos com os prefeitos. No dia 30 de março, o governador deu continuidade à estratégia, ao lançar a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, colegiado composto por 11 secretarias, presidido pelo próprio Alckmin, com o objetivo de estabelecer políticas para as cidades vizinhas à capital. O tucano também tem ampliado sua presença nessas regiões estratégicas. A idéia é mudar completamente a relação de forças no Estado já em 2012 para garantir a reeleição em 2014.

Já o comando petista em São Paulo quer antecipar a campanha de 2012 para tentar arrancar na dianteira,mas ainda precisará evitar prévias e brigas internas para a escolha de um candidato a prefeito de São Paulo. O preferido dos dirigentes é o ministro Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, derrotado na disputa pelo governo paulista em 2010. Lula, no entanto, estaria estimulando o ministro da Educação, Fernando Haddad, a disputar o cargo. Haddad não admite o interesse, mas tem multiplicado a presença em eventos na capital paulista. Hoje mesmo, o ministro da Educação participa de audiência pública em São Paulo. Mercadante tem afirmado que só deixará o ministério para disputar a prefeitura se for intimado à tarefa, ou pelo ex-presidente, ou por Dilma.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: