"É imperativo ter no horizonte previsível a eliminação completa e irreversível das armas nucleares. A ONU deve se preocupar com isso...
... Todo o estoque de material nuclear voltado para uso militar escapa dos mecanismos multilaterais de controle, mas o desarmamento nuclear é fundamental para a segurança".
São trechos do discurso da Presidenta Dilma Rousseff na Reunião de Alto Nível sobre Segurança Nuclear na ONU, nesta quinta-feira.
A Presidenta defendeu o uso pacífico e seguro da energia nuclear para os países que dela precisam, lembrando que, no Brasil, o compromisso dos fins pacíficos é irreversível e faz parte da Constituição Federal.”
Dilma também, manifestou pesar com o acidente nuclear ocorrido no Japão neste ano, e necessidade de maior intercâmbio no controle sobre a segurança:
"O Brasil acompanhou, com pesar, os eventos de março passado em Fukushima. Temos laços profundos de amizade com o povo japonês e abrigamos a maior comunidade de nipodescendentes no exterior.Segue a íntegra do discurso:
O acidente de Fukushima reforçou a percepção de que não podemos ser complacentes em matéria de segurança nuclear. Em recente reunião da Agência Internacional de Energia Atômica, debatemos o reforço da segurança nuclear no marco dos acordos e das organizações internacionais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário