terça-feira, 13 de setembro de 2011

Record X Veja: "Quantas outras mentiras esta revista já veiculou?"


A trincheira midiática da guerra da desinformação por interesses, Record responde a Veja...
A revista Veja, mais uma vez, está envolvida em uma polêmica: desta vez é acusada pela Rede Record de Televisão de veicular mentiras sobre uma suposta crise da emissora paulistana, o que ameaçaria projetos ousados da recente história da tv brasileira, como a transmissão, com exclusividade, dos jogos Pan-americanos de Guadalajara este ano e dos jogos Olímpicos de Londres 2012.
Ousados porque pela primeira vez, nas últimas décadas, a Globo não será a detentora da transmissão, porque perdeu a concorrência destes importantes eventos esportivos mundiais para o mercado da tv aberta brasileira.

A emissora do Rio de Janeiro chegou a pressionar para que a CBF enviasse uma seleção de futebol sub-17 a Guadalajara, apenas para prejudicar a audiência da concorrência, interferindo, diretamente, em assuntos alheios a sua competência.

Mas o que importa é que percebe-se, com bastante nitidez, que há um racha entre as grandes corporações de mídia do país. De um lado Veja, Folha de São Paulo e Globo, unidas em suas defesas econômicas e políticas e do outro a Record, rejeitada feito uma emergente escalando o território de tradicionais famílias que controlam a imprensa brasileira há muito tempo. Vale lembrar que a Folha de São Paulo tem lançado, de vez em quando, ataques a emissora do bispo Edir Macedo, revezando-se na tarefa de atingir, seriamente, o adversário incomodo.

Desta vez coube a Veja fazer sua parte neste trabalho.
Veja tem-se especializado em produzir polêmicas e vender manchetes cheias, com conteúdos vazios de evidências. Coletam nomes, dados e fatos e distribuem como verdades, muito mal acabadas e frágeis. Assim foi quando da espionagem política que praticaram contra José Dirceu em Brasília, ilações maldosas e sem qualquer vínculo com o que poderia ter, de fato, ocorrido.

Sem saber de que lado possa estar a verdade nesta batalha, creio que a credibilidade recente desta revista semanal esteja comprometida por toda as artimanhas e editorias baseadas em factóides produzidas pela publicação da família Civita, o contexto atual não lhe favorece para uma vitória moral, muito pelo contrário, sob qualquer disputa.

Nesta guerra de interesses, fica difícil enxergar, em meio a tanta desinformação e interesses, onde esteja a correção nas versões dos fatos apresentados. Fica mais crível ao espectador em geral, crer que não haja salvação para o resgate do crédito que a grande imprensa brasileira já possa ter gozado junto ao povo.
Se não é possível dizer, com alguma certeza, que a Record nada é daquilo que a Veja tenta mostrar em suas abordagens, certo é que a revista não é, com toda certeza, aquilo que costuma dizer ser: ética e imparcial em suas reportagens.

As palavras de Edir Macedo, da Record, personagem controverso e que está longe de ser unanimidade, para o bem ou para o mal, enquadram com total acerto as barbeiragens do grupo Abril dos últimos anos:
"Eu fico pensando quantas outras mentiras eles devem veicular nessa revista".

Do Blog Palavras Diversas.

Nenhum comentário: