terça-feira, 10 de abril de 2012

BRASIL DE DILMA ROUSSEFF ESPIRRA E ESTADOS UNIDOS DE BARACK OBAMA PEGA GRIPE

NORTE AMERICANOS SE PERGUNTAM CADA VEZ MAIS: "QUE BRASIL É ESSE ?"


O mundo é outro e o Brasil mudou para melhor. Assumiu desde o governo Lula um papel de importância no cenário mundial, colocando em prática uma política externa que de forma pragmática e democrática tratou de ampliar nossas parcerias com os mais diversos países do planeta. Ao contrário do que muitos tentam fazer crer, o Brasil e os Estados Unidos mantém, apesar de suas posições por vezes muito diferentes em questões no Conselho da ONU e na OMC, um relacionamento muito bom. As naturais "rusgas" são fruto da disputa de espaço entre quem quer crescer e quem não quer perder poder.

Brasil e Estados Unidos precisam um do outro, e, na medida em que as questões são tratadas de forma entre países parceiros e não entre quem manda e quem se curva, como foi no passado, tudo fica mais fácil.

Dos rasgados elogios de OBAMA: " Para mim, é uma grande satisfação dar as boas-vindas à minha grande amiga, a presidente Dilma Rousseff. E quero ressaltar o extraordinário progresso que o Brasil vem fazendo, sob a liderança de Dilma e do ex-presidente Lula.....", até a resposta de Dilma: "Nós saudamos a melhoria ocorrida nos EUA. TENHO CERTEZA de que esta será uma tônica nos próximos anos, sob a liderança do presidente Obama.", o encontro foi cordial, muito próximo.

Obama não disse ainda se vai participar da Conferência RIO + 20, porém, já assegurou a abertura de dois novos consulados no Brasil, um deles no Rio Grande do Sul. Tudo caminha para que a inaceitável forma como os Estados Unidos tratam (ainda) os brasileiros que desejam viajar para lá seja coisa do passado. BOEING e EMBRAER firmaram um acordo, e Obama reafirmou seu "apreço pelo Brasil no Conselho da ONU".

Ainda houve tempo para que Dilma reclamasse dos Estados Unidos na questão da politica expansionista cambial, e para que o BNDES fizesse uma oferta de dinheiro para empresas americanas que queiram investir no Brasil.

Dilma entrou e vai sair dos Estados Unidos, pela porta da frente. Não pedimos nada. Foi-se o tempo em que os EUA espirravam e o Brasil pegava Pneumonia.

2 comentários Links para esta postagem 

Do 007BONDeblog.

Nenhum comentário: