terça-feira, 1 de abril de 2014

Livro sobre F-1 fala em malas de dinheiro e reforça necessidade da Globo mostrar o DARF na CPI

O livro "No Angel : The Secret Life of Bernie Ecclestone" (Nenhum Anjo: A vida secreta de Bernie Ecclestone) do jornalista investigativo Tom Bower fala de um episódio no Brasil do chefão da Fórmula-1.


Narra que Ecclestone fez um acordo direto com a TV Globo para ela patrocinar uma corrida no Brasil. A corrida ainda não fazia parte do campeonato mundial da FIA (Federação Internacional do Automobilismo). Seria só de exibição.

Ecclestone negociou com cada equipe o pagamento de um cachê.

Segundo o livro, a Globo só pagaria à Ecclestone após a corrida, com o dinheiro da renda do evento. O chefão assumiu o risco e a corrida foi bem sucedida. "Ecclestone collected the television money in cash and the team managers stuffed into briefcases" (Ecclestone coletou o dinheiro em espécie da [rede de] tv e o chefes das equipes de fórmula-1 rechearam suas malas).

O livro não mostra documentos, tampouco acusa de haver ilegalidades, coisa que não entra neste mérito, narrando o fato como mais um caso de esperteza nos negócios do chefão.

Mas a Globo foi autuada em 2006 a pagar R$ 615 milhões por sonegação de Imposto de Renda na compra de direitos de transmissão da Copa de 2002 da FIFA através de operações em paraísos fiscais, segundo a Receita Federal.

Como a Fórmula-1 também é um evento esportivo internacional, e uma empresa que faz planejamento tributário para um evento, costuma fazer para todos, a CPI da Petrobras deve pedir o DARF do Imposto de Renda sobre as remessas para pagamento dos direitos de transmissão da Fórmula-1 desde a época em que foi autuada.

Leia também:
- CPI da Petrobras deve exigir o DARF da Globo na Fórmula-1

Nenhum comentário: