sábado, 29 de agosto de 2009

Lula confirma cerimônia do pré-sal


Copiado do Blog do FAVRE, do Luis Favre, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Saraiva

29/08/2009 - 11:03h
Lula confirma cerimônia do pré-sal
O presidente Lula convida governadores para um jantar amanhã, mas avisa que não vai adiar solenidade
Tânia Monteiro, BRASÍLIA - O Estado SP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai atender ao pedido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de adiamento da cerimônia em que serão anunciadas as propostas do governo para o marco regulatório do pré-sal, prevista para segunda-feira. No jantar que terá amanhã à noite com Cabral e os governadores José Serra, de São Paulo, e Paulo Hartung, do Espírito Santo, no Palácio da Alvorada, Lula vai dizer que o anúncio marcará o início das discussões. Assim, se quiserem modificar alguma das ideias do governo, poderão fazê-lo durante a tramitação das propostas no Congresso.
Apesar disso, Lula estará aberto a discutir a possibilidade de enviar ao Congresso um projeto específico para tratar da cobrança e rateio dos royalties do pré-sal - que é a principal reivindicação dos governadores de Estados produtores. O governo não descarta também uma solução provísória, mantendo as regras atuais enquanto o Congresso não aprovar uma solução definitiva.
No jantar, Lula vai pedir apoio dos governadores para que as discussões não sejam muito demoradas porque é importante, na sua avaliação, que o País tenha rapidamente o novo marco regulatório do petróleo, com objetivo de recuperar o papel da Petrobrás e do Estado.
No Planalto, a proposta de Cabral de adiar a cerimônia foi considerada descabida e uma tentativa de interferir na agenda do presidente da República. De acordo com os assessores, o presidente até entende que Cabral queira elevar um pouco o tom da discussão, já que a campanha eleitoral está se aproximando e, se ele não levantar bandeira em defesa do Rio, os seus opositores o farão. Mas o presidente entende que o Rio não deixará de ganhar nada com as regras do pré-sal. Ao contrário, as projeções são de que os royalties que continuará recebendo serão crescentes.
Os governadores desses três Estados produtores de petróleo querem manter, no pré-sal, a mesma proporção de royalties que recebem hoje. O Planalto acha que, se insistirem nisso, terão de lutar, no Congresso, contra os demais Estados, que pretendem ampliar sua participação nos royalties. Lula, segundo assessores, acha ainda que há muita desinformação sobre o assunto, e as dúvidas poderão ser esclarecidas quando os governadores tomarem conhecimento das ideias do governo.
Os interlocutores do presidente lembram ainda que Cabral é um grande aliado de Lula e nunca antes o Rio foi tão prestigiado pelo governo federal. O presidente espera que os três governadores prestigiem o lançamento do marco regulatório.
LOBÃO
Ontem, os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e de Minas e Energia, Edison Lobão, se reuniram para tentar definir uma proposta de politica sobre distribuição de royalties a ser apresentada aos governadores no jantar de amanhã. Ao deixar o encontro, Lobão disse que a reunião não foi conclusiva. Segundo ele, novo encontro ficou marcado para a tarde de hoje.
O anúncio das regras propostas pelo governo será feito por meio de uma série de eventos na segunda-feira. Pela manhã, Lula promoverá uma reunião conjunta do ministério e do seu conselho político, pois quer expor as propostas a todos os integrantes do governo e aos aliados no Congresso.
À tarde, está previsto um grande ato no Centro de Convenções Ulyssses Guimarães, para o qual foram convidados todos os 27 governadores, e todos os deputados e senadores, além de personalidades da sociedade. São esperadas cerca de 2 mil mil pessoas. COLABOROU LEONARDO GOYPostado por Luis FavreComentários Tags: , , , , , , , , , , , ,

Um comentário:

MOITAVERDEJANTE disse...

A GLOBO ESTÁ APOSTANDO EM UM DESENTENDIMENTO ENTRE LULA E CABRAL. HOJE (SÁBADO) O JORNAL O GLOBO JÁ ESTAMPA EM PRIMEIRA PÁGINA, DECLARAÇÃO DE CABRAL CRITICANDO O GOVERNO FEDERAL. ESTÃO DOIDOS POR UMA CONFUSÃO ENTRE O GOVERNO DO RIO E O GOVERNO FEDERAL.