domingo, 29 de agosto de 2010

Em Curitiba, Datafraude erra, erra e erra; vantagem de Dilma pode ser maior ainda

domingo, 29 de agosto de 2010

A revista Carta Capital desta semana disseca o Datafraude, também conhecido como Datafolha, para mostrar aos leitores como o instituto de pesquisa erra feio nas sondagens que fez durante estas eleições.

A matéria assinada pela repórter Cynara Menezes, revela que o Datafraude erra e na maior cara de pau corrige a distorção para que não cai definitivamente no limbo do descrédito.

Além do método das entrevistas do Datafraude ser questionável também o é a proporcionalidade e o peso dado ao eleitorado pesquisado.

Um caso objetivo para análise é o resultado da última pesquisa realizada no Paraná, onde foram realizadas 1200 entrevistas, cujo resultado local é somado às demais praças pesquisadas para a tabulação final que deu 20 pontos de vantagem para Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB).

O problema é que o Datafraude sobrevalorizou Curitiba, a capital dos paranaenses na sondagem.

O instituto ligado ao jornal Folha de S. Paulo fez 400 entrevistas em Curitiba das 1200 no total da sondagem.

A capital do Paraná possui 17% do eleitorado do estado, mas ganhou no levantamento peso de 1/3 dos 7,5 milhões eleitores.

Esses números do Datafraude, com certeza, distorcem o resultado das pesquisas tanto na disputa pelo governo do estado do Paraná quanto na corrida pela Presidência da República.

Isto significa que Dilma pode estar bem à frente de Serra e o senador Osmar Dias (PDT), que disputa o governo do Paraná, pode estar melhor do que se imagina no cômputo geral dos levantamentos.

Pelo Datafraude, Curitiba ainda é um dos últimos bastiões dos tucanos.

Entretanto, a ‘onda vermelha’ capitaneada pelo presidente Lula e Dilma poderá abater a candidatura de Beto Richa (PSDB) nos próximos dias.

Daí decorre a necessidade de o tucano paranaense censurar blogs e jornais no estado. Quer levar no bico as eleições de lá e, de quebra, os institutos de pesquisa dão uma forcinha para que o vexame de Serra não seja maior ainda.

É claro que, à medida que o encontro com as urnas vai chegando, concomitantemente, também os Datafraude da vida também vão se ajustando com a realidade política e eleitoral do país e dos estados.
1 Comentários

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)


Nenhum comentário: