quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Segundo Sensus, Dilma ainda lidera entre os mais instruídos

Analisando os detalhes do relatório da pesquisa CNT/Sensus, não tem como não se pasmar diante das diferenças gritantes verificadas em relação ao Datafolha. Segundo este último, Dilma teria registrado uma queda brutal de 10 pontos entre as pessoas com curso superior, ficando em terceiro lugar, com 28%, atrás de Serra (34%) e Marina (30%).

Pois bem, pelo Sensus, Dilma permanece à frente, com 34%, contra 31% de Serra e 22% de Marina:



Mas de fato ela perdeu pontos entre a turminha sabida, porque na pesquisa CNT/Sensus anterior, de 10-12 de setembro, ela tinha 37,7% das intenções de voto. Bem longe, porém, do desabamento trágico registrado pelo Datafolha.

Fiz um outro gráfico interessante com os números do Sensus:


Observe que Dilma lidera em todas as faixas de renda, com exceção daquela que ganha entre 10 e 20 salários mínimos. Mas ganha entre os que recebem mais de 20 salários. Não se pode afirmar, portanto, que ela só ganha entre os "mal informados que não sabem dos escândalos".

E agora, algumas tabelas que copiei do relatório-síntese, sem editar:



A expectativa da vitória é cada vez maior. Agora, 74% das pessoas acreditam na vitória da petista.


O Sensus detectou queda de 3 pontos nas intenções de voto da petista, que caíram de 50,5% para 47,5%, índice que lhe ainda confere, todavia, uma vitória no primeiro turno, com 54,7% dos votos válidos.

Entretanto, a queda de 3% e o crescimento de Marina confirmam por outro lado as tendências verificadas pelo Datafolha. Não é mais possível falar com convicção, pelos números do Sensus, que o certame presidencial se encerra no primeiro turno. Esses 4,7% de margem de vitória que a petista possui correspondem a aproximadamente 6,4 milhões de votos. Não é pouco, mas Dilma precisa, no mínimo, não perder mais votos.


Seja o primeiro a comentar!

Nenhum comentário: