quinta-feira, 24 de março de 2011

Lula prestigia programa de ensino técnico no Paraguai, elogia crescimento e prega melhor distribuição de riquezas

A convite do governo paraguaio, o presidente Lula visitou a capital Assunção, na quarta-feira, para participar do seminário "Trabalho, Desenvolvimento e Educação" organizado pelo Ministério da Educação e Cultura do Paraguai. O presidente Lugo o recebeu pessoalmente, e está lançando um plano para o ensino técnico.

Lula enalteceu o bom momento vivido pelo Paraguai, que no ano passado teve um crescimento do PIB (produto interno bruto) de 14,5%, maior do que a China.

"O Paraguai necessita continuar crescendo, mas também reduzir as desigualdades, para a qual a educação é fundamental. Portanto, o governo paraguaio não poderia encontrar um melhor momento para lançar o plano para de melhoria do ensino técnico, que é de grande importância para o desenvolvimento de um país, para garantir que os trabalhadores qualificados necessários para a modernização da economia e melhoria da qualidade de vida das pessoas", disse ele.

Referindo-se ao seu governo, lembrou ter aberto 214 novas escolas técnicas, e fez entre 90 e 100 discursos no período dirigido a estudantes destas escolas.

Ele acrescentou que é o mais velho dos oito filhos, o primeiro a receber um diploma da escola primária, o primeiro a fazer um curso profissionalizante, graças ao qual foi o primeiro a ganhar mais do que o salário mínimo, a comprar uma casa, uma geladeira, uma televisão, um carro, "e o único que se tornou presidente da república." - provocando risos e aplausos.

Educação não é prioridade para muitos políticos, na hora de alocar verbas

Advertiu que é fácil escrever a Constituição e uma lei que regule os direitos das pessoas a receber educação, mas é muito difícil de executar se não houver vontade política, a definição de prioridades e alocação de recursos.

"Porque a educação, na luta pelo orçamento de um país, nem sempre é prioridade. Por vezes, é prioridade para alguns e para outros, não.

Lula ressaltou que nenhum investimento é mais fácil para um país e tem um retorno mais imediato, do que os destinados à educação, especialmente no ensino técnico. "É o mais rentável e o que melhor define a igualdade de oportunidades para os seres humanos", disse ele.

PIG faz greve de notícias sobre Lula



As informações são do jornal ABC Color, do Paraguai (que deu grande manchete na primeira página), porque a imprensa corporativa brasileira, corrompida pelo demo-tucanismo, está fazendo greve e escondendo as notícias sobre o presidente Lula (a não ser as intrigas e fofocas contra ele), apesar da cobertura feita pela imprensa internacional, como é o caso da agência EFE.

Nenhum comentário: