Ibope, internet e voto
Jose Roberto de Toledo, no Estadão*
Pela primeira vez, uma pesquisa extraiu da boca do eleitor o que urnas e
ruas sugeriam mas faltavam elementos para provar: a internet virou o
maior influenciador para eleger um presidente.
Sondagem inédita do Ibope revela que 56% dos brasileiros aptos a votar
confirmam que as mídias sociais terão algum grau de influência na
escolha de seu candidato presidencial na próxima eleição.
Para 36%, as redes terão muita influência.
Nenhum dos outros influenciadores testados pelo Ibope obteve taxas maiores que essas.
Nem a mídia tradicional, nem a família, ou os amigos – o trio que sempre
aparecia primeiro em pesquisas semelhantes. Muito menos movimentos
sociais, partidos, políticos e igrejas.
Artistas e celebridades ficaram por último.
TV, rádio, revistas e jornais atingiram 35% de “muita influência” e 21%
de “pouca influência”, somando os mesmos 56% de peso da internet.
A diferença é que seus concorrentes virtuais estão em ascensão –
especialmente junto aos jovens: no eleitorado de 16 a 24 anos, as mídias
sociais têm 48% de “muita influência” eleitoral, contra 41% da mídia
tradicional.
No total, conversa com amigos chega a 29% de “muita influência” para
escolha do candidato a presidente, contra 27% das conversas com
parentes.
Movimentos sociais alcançaram 28%.
A seguir aparecem partidos (24%), políticos influentes (23%), líderes religiosos (21%) e artistas e celebridades somados (16%).
Por que a internet tem um peso tão grande na eleição?
A constatação do Ibope é importante por levantar essa questão, mas, sozinha, não é suficiente para respondê-la.
Outras pesquisas baseadas em resultados eleitorais e estudos empíricos ajudam a entender o fenômeno, mesmo que indiretamente.
Lançado em 2016 nos EUA, o livro “Democracy for Realists” vem provocando
polêmica por contestar o conceito popular de que, na democracia, o
eleitor tem preferências claras sobre o que o governo deve fazer e elege
governantes que vão transformá-las em políticas públicas.
Para os autores, e dezenas de fontes que eles compilam, não é bem assim.
O “do povo, pelo povo, para o povo” funciona na boca dos políticos, mas não na prática.
No mundo real, pessoas elegem representantes mesmo cujas ideias e propostas estão em desacordo com o que elas pensam.
Não fosse assim, os congressistas brasileiros deveriam sepultar em vez
de aprovar as reformas da Previdência e trabalhista, rejeitadas pela
maioria dos que os enviaram para Brasília.
Segundo Achens e Bartel, o eleitor não vota em ideias, mas em identidades.
Elege quem ele imagina que representa o seu lado contra o outro – sejam
quais forem os lados. É aquela piada irlandesa. “Você é católico ou
protestante? Ateu. Mas você é ateu católico ou ateu protestante?”.
Ou seja: de que lado está?
Nos EUA, essa linha é mais fácil de traçar porque as identidades se resumem, eleitoralmente, a duas legendas.
Mesmo na disruptiva eleição de Trump, 95% tanto de republicanos quanto de democratas votaram nos candidatos de seus partidos.
E no Brasil, onde dois em cada três eleitores dizem não ter preferência partidária?
Nas eleições de 2004 a 2014, a geografia separou petistas de antipetistas.
Bairros, cidades e Estados mais pobres ficaram majoritariamente de um
lado; enquanto moradores dos locais mais ricos, em geral, ficaram do
outro.
Em 2016, não mais. A internet misturou e segue confundindo essas fronteiras.
A construção de identidades virtuais via Facebook e Twitter aproxima forasteiros e afasta vizinhos.
Proximidade física importa, mas menos.
Quanto mais tempo ele passar online, mais a internet influenciará o eleitor.
O celular bateu a TV também na urna.
*Via Viomundo
4 comentários:
Whatsapp empresario futebol
Cultivo simples
Enjoyed a lot while reading this amazing article this was very informative & knowledgeable content on this blog thanx for sharing such an amazing article. best seedbox
I completely agree with your point and you have raised some good points about the influence of internet in this fast running world. This was such an informative article and written in a good manner.
Interior design companies in Dubai | Office renovation contractors Dubai
Jaypee India Ltd provides reliable bar cutting machine that are perfect for quickly cutting steel bars used in construction. These machines are easy to use, strong, and safe, helping workers complete projects faster and with less effort on-site.
Postar um comentário