terça-feira, 8 de dezembro de 2009

15 anos sem Tom Jobim nesta terça

Copiado do Blog TERRA BRASILIS, do Prof. DiAfonso, que está em Minhas Notícias.
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva

15 anos sem Tom Jobim nesta terça
Do JC Online
Nesta terça-feira (8), completam 15 anos da morte de Antônio Carlos Jobim. Autor de clássicos como "Águas de Março", e "Wave" e conhecido como o "maestro soberano", Jobim morreu em 1994, após a retirada de um tumor na bexiga, num hospital em Nova Iorque, onde morava. Conhecer sua produção musical, bem como sua intimidade, significa entender a música popular brasileira e como ela ficou conhecida no mundo todo.Numa recente votação da revista Rolling Stone Brasil, Jobim foi eleito o artista brasileiro mais importante de todos os tempos. A eleição levou em conta a opinião de críticos, jornalistas especializados e artistas. Pudera. Pianista, compositor e maestro, Jobim deu "cara e voz" à música brasileira, criando uma referência, inventando um jeito de tocar original. Foi dele que partiu a Bossa Nova, até hoje a experiência mais exitosa entre os ritmos brasileiros no exterior. Desde sua aparição na noite carioca, no início dos anos 1950, chamava atenção pelo estilo improvisador dos seus sambas, além da qualidade das letras. Ligado à boêmia do Rio de Janeiro, acabou exportando mais tarde um estilo de vida brasileiro que chegou a se tornar clichê: sedutor, diletante, apaixonado. Nos EUA, chegou a fazer duetos com Frank Sinatra, além de ter shows lotados nas principais casas de Nova Iorque.


Por ele, a escritora Rachel de Queiroz, se derramou em elogios. Sobre a letra de "Águas de Março", imortalizado na parceria de Tom com Elis Regina, ela escreveu no jornal Última Hora, em 1973: "coisa bela e estranha, dura; fere o coração com um toque de pedra e depois o afoga na cheia das águas. Promete e recorda, memória de infância e angústias da força do homem. E até num velho pode suscitar nostalgias antigas". O impacto que suas letras sobre amor, natureza e Rio causaram à época repercute ainda hoje. Sua aparição injetou ânimo na MPB com inovações na melodia, no modo de tocar e de compor.
TRAJETÓRIA - Nascido em 1949, Tom Jobim chegou a cursar Arquitetura, mas logo abandonou e foi estudar piano. Tocava em bares de Copacabana em 1950 quando foi contratado em 1952 pela gravadora Continental. Em 1956, ficou conhecido pela ópera "Orfeu do Carnaval", feita em parceria com Vinícius de Moraes. Foi um dos idealizadores da Bossa Nova, inaugurada em 1959, no disco "Chega de Saudade", de João Gilberto. Até então desconhecido, Gilberto seria um dos principais intérpretes de Jobim e o responsável por tornar conhecidas muitas de suas músicas.
Após "Chega de Saudade", com direção musical e arranjos de Tom Jobim, a Bossa Nova explodiu no mundo inteiro, chegando a ganhar um festival em Nova Iorque, em 1962. Seu namoro com os EUA durou várias décadas, mas o ápice foi o disco gravado ao lado de Frank Sinatra, em 1967. Criticado por se tornar "americanizado", tornou célebre a frase: "Morar em Nova York é bom, mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda, mas é bom".
O último disco de Jobim, "Antonio Brasileiro" foi lançado em 1994, meses antes de sua morte, por complicações de um câncer nos rins. (JC - Lazer & Turismo)

Postado por prof. DiAfonso às 08:24 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: MPB, Tom Jobim

4 comentários:

Anônimo disse...

Como poder dizer chega de saudade?
Não a saudade não chega e por muito que ouça sua obra, ela parece contagiar-me ainda mais. Não tem solução.
AH Sim,este foi o mestre. ESTE É O MESTRE QUERIDO DE UMA OBRA CHEIA DE AMOR, CHEIA DE SIMPLICIDADE COMO ELE FAZIA A VIDA DE SUAS CANÇÕES.

Profdiafonso disse...

Doonca, boa noite! Boa noite, Cumpadi Saraiva!

Para mim, Tom e Chico Buarque são dois ícones do não-dito se presentificando de maneira simples como o bioma no qual estamos inseridos.

Abração!

Zeno - P.A.Z. disse...

Mas, a mídia grande está preferindo falar de Lenon. Eta gentinha vira-lata!
Ainda estão naquela "cultura" de Elvis, Maicom Jéqueson, Sinatra... Nada para Tom Jobim, Vinicius, Elis... É de lascar senhores ouvintes!
Quando vão acordar e viver no Brasil de hoje? Um país com alma de matriz. Chega de Mônicas Levinskis por aqui!

Anônimo disse...

Do Onça,meu cumpadi Prof.DiAfonso e srcom, ou melhor, meu amigo Zeno.
Obrigado pelos comentário e o Blog QUIPROCÓ DO ONÇA já está em Meus Favoritos e também sou seguidor.Concordo com todos vocês, inclusive quanto ao Tom e Chico, mas falta um outro Grande que é o Vinícius de Moraes. No meu tempo de Faculdade, no Quitandinha em Petrópolis-RJ, assisti um show dele com Toquinho e Clara Nunes, que não dá para esquecer.
Estes três realmente são feras, mesmo dois já tendo falecidos nunca serão esquecidos.Boa madrugada porque agora vou dormir.
Abraços,
Saraiva