terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Delator era ligado a Roriz e Arruda


Copiado do Blog DESABAFO BRASIL, do amigo Daniel Pearl, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva


Delator era ligado a Roriz e Arruda
Nas gravações, políticos pedem favores a Durval e o tratam até com reverência
De Evandro Éboli:
Pivô do escândalo de corrupção que atingiu em cheio o governo do Distrito Federal, o delegado aposentado da Polícia Civil Durval Barbosa Rodrigues aparece nas gravações demonstrando muita proximidade com os envolvidos no escândalo. Nas imagens, os interlocutores parecem respeitá-lo bastante e o tratam como uma alta autoridade do governo, até com certa reverência. Deputados, secretários e outros políticos pedem sua interferência e ajuda em vários momentos.
O inquérito demonstra que Durval, mesmo já monitorado pela Polícia Federal, agia de maneira independente. Quando começou, em outubro, a gravar as conversas com aparelhos de escuta da Polícia Federal, o delegado controlava essas gravações.
Entre 4 a 8 de novembro, por exemplo, ele simplesmente desligou os equipamentos que estavam instalados na sua sala, o que mereceu registro da PF. Somente quando o final das investigações se aproximava — e o governador José Roberto Arruda e seus secretários já tinham conhecimento que estavam sendo investigados — Durval julgou que corria riscos.
Em momento algum Durval demonstrou ter receio de gravar os encontros e as conversas com as pessoas. A câmera estava sempre na mesma posição, atrás de sua cadeira, sem despertar desconfiança de ninguém. O delegado agia rapidamente nos encontros e se preocupava em logo repassar o dinheiro, sem prolongar demais os diálogos. Nas fitas, esses encontros duram poucos minutos.
Motivado a colaborar e entregar o esquema, para obter o benefício da delação premiada, Durval é réu em 33 processos, sendo 31 na Vara da Fazenda e dois na Vara Criminal do Distrito Federal. Ele foi citado, em 2004, no processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou a perda do mandato do então governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, hoje no PSC. Roriz foi acusado de abuso de poder econômico durante a campanha para sua reeleição, em 2002. Leia mais em O Globo
Postado por DANIEL PEARL às Terça-feira, Dezembro 01, 2009 0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: