quinta-feira, 24 de junho de 2010

Como sofrer uma goleada eleitoral

Posted by eduguim on 6/24/10 • Categorized as Opinião do blog

Quem se surpreendeu com a pesquisa Ibope foi porque não acreditou no que eu disse sobre a escandalosa adesão da mídia a Serra no enésimo factóide anti-Dilma que o tucano e os seus meios de comunicação encenaram por conta de mais um “dossiê” fantasma que ninguém ainda provou que existe, mas que vem sendo tratado como fato comprovado.

A ultrapassagem de Serra por Dilma não chega a ser propriamente uma novidade. O Vox Populi já detectara o fenômeno há mais de mês. Como eu vinha dizendo, o Vox está captando as tendências da eleição presidencial antes de qualquer outro desde o começo de 2009.

O que espanta é o significativo aumento da rejeição de Serra. Vejam como a tática dele e de Globos, Folhas, Vejas e Estadões é inepta. Ao pintarem-no como vítima de Dilma enquanto faz a acusação irresponsável a ela de que é a autora do tal “dossiê”, mostraram ao eleitorado que tentarão empurrar de novo um tucano pela goela da sociedade.

Foi um dilúvio pró Serra na mídia durante o mês de junho. Além das peças publicitárias na TV e no rádio a que tem direito o PSDB, os jornais trataram de criar uma fantasia em que ele era o mocinho e Dilma, a bandida. Para o eleitorado, pareceu tentativa de coação, como nas outras vezes que tucanos e meios de comunicação tentaram o mesmo golpe.

Sem o dossiê fantasma que inventou e que a mídia endossou, é bem provável que Serra tivesse sido ultrapassado por Dilma, sim, mas talvez não tivesse um aumento tão significativo da própria rejeição, que agora bateu nos 30%, aquele percentual que analistas de pesquisas consideram impedimento à eleição de um candidato.

Vejam só que situação irônica: estamos chegando a um ponto em que a mídia tomar partido de Serra e produzir factóides – as tais “balas de prata” – para desmoralizar a candidata de Lula pode acabar prejudicando ainda mais o tucano.

Quanto mais as pessoas vão descobrindo quem está ao lado de quem, mais se lembram de quem é Serra, da Regina Duarte, das previsões do tucano de que, sob Lula, o Brasil iria afundar. E a volta das vitimizações do candidato da oposição contribui ainda mais para isso.

Mas a melhor notícia para Dilma, é a seguinte: é bem provável que, agora, Serra parta para um ataque ensandecido juntamente com seus jornais, tevês, rádios, revistas e portais de internet. Em tempos de Copa do Mundo, vale lembrar que quem ataca com tudo que tem, acaba sendo goleado.

Tagged as: , , , ,

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: